Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana e Programa Integra Rio, apresenta o Projeto Cia.
Sapato Velho Convida, que leva música e alegria aos pacientes e familiares do Hemorio, INCA e INC – entre dezembro/24 e maio/25
- Categoria: Eventos Culturais
- Publicação: 06/12/2024 00:03
- Autor: Silvana Cardoso do Espirito Santo
Em benefício do Natal do Hemorio, para arrecadação de brinquedos e incentivo à doação de sangue, no dia 13 de dezembro, 6ªf, às 11h30, palhaços-músicos da Cia realizam Cortejo Fin Fon Fon, aberto ao público, nas escadarias do hospital
Material em vídeo: https://youtu.be/OP323lpKaKU
Se rir é o melhor remédio, a Cia Sapato Velho possui a missão de fazer sorrir com apresentações em hospitais e locais de vulnerabilidade emocional e social com palhaços-músicos. E para promover um Natal mais inclusivo para as crianças internadas no Hemorio, no dia 13 de dezembro, 6ªf, a partir das 11h30, a Cia estreia nas escadarias do hospital a nova temporada do projeto Sapato de Hospital, com o seu animado Cortejo Fin Fon Fon, aberto ao público.
Com o intuito de arrecadar brinquedos para as crianças internadas no Hemorio, e incentivar a doação de sangue, a Cia Sapato Velho foi criada pelos palhaços, produtores e atores Anneli Olljum, Dio Jaime Vianna de Almeida e Paulo Hartung e chega aos 12 anos desejando levar cada vez mais alegria para crianças e seus familiares.
Diversão é a palavra quando a Cia Sapato Velho chega nas enfermarias, corredores e até em Centros de Terapia Intensiva, com seus palhaços-músicos como uma fanfarra, quando apresentam repertório especial para o perfil de cada instituição. Com registro em vídeo que colabora para a comunicação nos meios digitais, as imagens também ampliam as apresentações realizadas nos hospitais para as pessoas que acompanham o tratamento de seus familiares à distância. Sapato de Hospital chega ao Hemorio, INCA e INC entre dezembro de 2024 e maio de 2025, com 12 apresentações nas dependências de cada instituição, com cortejo musical que abre e fecha o projeto ao longo dos seis meses.
Apresentado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana e do Programa Integra Rio, o Projeto Cia Sapato Velho Convida, busca promover a inclusão de um público com pouco ou nenhum acesso às políticas culturais públicas. Com isso, a trupe fortalece a troca e a integração junto a profissionais da Cultura e da Saúde da cidade. As apresentações do Sapato de Hospital e dos Cortejos se propõem a levar uma pluralidade de linguagens, com música ao vivo, circo, teatro, marionetes, malabares e contação de histórias, permeados pela linguagem da palhaçaria.
“Nos apresentamos com artistas que já possuem experiência em levar alegria dentro das instituições hospitalares e isso é de suma importância, uma vez que passamos por vários ambientes delicados, como UTI, CTIs, Centro de Transplante de Medula (CEMO), entre outros”, disse Anneli Olljum, a palhaça Couve-Flor.
SOBRE A CIA. SAPATO VELHO
Criada em 2012 pelos palhaços, produtores e atores Anneli Olljum, Dio Jaime Vianna de Almeida e Paulo Hartung, a Cia. Sapato Velho se destacou na realização de intervenções de palhaços em hospitais no Rio de Janeiro no projeto Sapato de Hospital, além de produzir teatro, circo, música e teatro corporativo para empresas. Nos últimos anos, a Cia. foi contemplada nos editais do Município do RJ: Ações Locais 2021, Ações Locais 2023, FOCA 22 e do Estado do RJ: Retomada Cultural RJ 1, Retomada Cultura RJ 2, e agora, por último, o INTEGRA RIO, da Secretaria de Integração Metropolitana, que é do município.
Dio Jaime Vianna de Almeida: Palhaço com formação na ESLIPA nas turmas de 2012 e 2013 com o grupo Off Sina, com Márcio Libar, Leris Colombaione, Lily Curcio, Erminia Silva, Ésio Magalhâes, Ricardo Pucetti, Tubinho, Teófanes Silveira entre outros. Como ator, tem formação no Tablado (RJ) e CAL (Casa de Artes Laranjeiras). É criador da Cia. Sapato Velho, onde trabalha em ações culturais, musicais e corporativas, além do projeto Sapato de Hospital. Como músico, toca percussão e instrumentos de sopro (tuba e trombone). Atualmente, toca junto às bandas: Orquestra Circônica, Besame Mucho e Bigode do Leôncio. Contemplado no edital Ações Locais 2021 (SMC) e Retomada Cultural RJ, Retomada Cultural RJ 2 (SECEC) e INTEGRA RIO 24
Anneli Olljum: Produtora e atriz formada pela CAL em 1998, cursou Unirio – Bacharelado em Interpretação/Cenografia e Indumentária, curso livres com Eugênio Barba e Odin Theatre, Gerald Thomas, Denise Stocklos, Arthur Ribeiro (Dos a Deux), Juliana Carneiro da Cunha e Angel Vianna, entre outros. Palhaça com formação junto à Lilian Moraes, Ermínia Silva, Richard Riguetti, Ricardo Pucetti, Lily Curcio, Teófanes Silveira ( Biribinha) e Thierry Tremouroux. Como atriz fez espetáculo com Gerald Thomas, Marilena Bibas entre outros. Fez parte do OMAME Teatro, Teatro de Frente, ACB Teatral e Cia. Preto no Branco. Fez quatro anos de Canto Lírico e toca flauta doce. Gravou trilhas de espetáculo e um CD junto à Marco Aureh com poema de Silvia Orthof
Faz parte da Cia. Sapato Velho desde 2012, onde atua como palhaça, gestora e diretora artística. É responsável pela Couve Flores Produções Artísticas. Contemplada nos Editais Estaduais, Retomada Cultural 1 e 2 e no Edital Municipal FOCA 22 ,Cultura Carioca para a Infância 22 e Ações Locais 23
SERVIÇO:
Cia Sapato Velho Convida
Apresentação Sapato de Hospital - Cortejo Fin Fon Fon
Dia: 13 de dezembro de 2024 | sexta-feira
Horário: 11h30
Local: Escadaria do Hemorio
Endereço: Rua Frei Caneca, 8, Centro - Rio de Janeiro
Classificação: livre
Aberto ao público
Atividade: Cortejo musical e coleta de brinquedos novos para o Natal das crianças, entre 3 a 12 anos, internadas no Hemorio. Após apresentação, a entrega dos brinquedos pode ser realizada no Setor de Humanização do Hemorio.
Palhaços musicais Cortejo Fin Fon Fon: Anneli Olljum (Palhaça Couve-flor), Dio Jaime Vianna (Palhaço Tatuí), Fernando Gasparini (Palhaço Celestino), Michel Moreaux (Palhaço Miúdinho), Daniel Pimenta (Pimentão), Leonam Thurler (Palhaço Onófre) e Miguel Maron (Miguelito)
Direção artística, Figurinos e adereços: Anneli Olljum
Direção musical: Dio Jaime Vianna de Almeida
Produção e realização: Cia. Sapato Velho e Couve-flores Produções
Projeto Cia. Sapato Velho Convida é ação contemplada no edital INTEGRA RIO 24 da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria de Integração Municipal, realizada nas instituições Hemorio, INCA e INC, na cidade do Rio de Janeiro, com 36 apresentações de Sapato de Hospital, seis Cortejos Fin Fon Fon e um vídeo em curta-metragem com imagens das apresentações, disponibilizadas nas redes da companhia.
• REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE
Hemorio | www.hemorio.rj.gov.br | [email protected]
- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
- Estar bem de saúde
- Ter entre 16 (*) e 69 anos, 11 meses e 29 dias (*) jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável.
- Pesar no mínimo 50 Kg
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação
CIA SAPATO VELHO NA INTERNET:
Instagram: @sapatodehospital, @ciasapatovelho e @ciasapatovelhocorporativo
Facebook: www.facebook.com/ciasapatovelho
Site: www.ciasapatovelho.com.br