Notícias

Analise de Cinemagia (2018)

Registro histórico de uma era praticamente em extinção
  • Categoria: Critica de Filmes
  • Publicação: 24/02/2025 09:06
  • Autor: Italo Morelli Junior

 Cinemagia - A História das Videolocadoras de São Paulo nos traz ao mesmo tempo as curiosidades contadas pelos pioneiros no ramo e um painel nostálgico de uma época revolucionária, onde era possível assistir uma super produção cinematográfica sem depender da boa vontade dos canais de TV. Os depoimentos são ricos em detalhes, objetivos e não se conta um único diálogo desnecessário ou repetido, conseguindo emocionar até quem nunca assistiu um VHS na vida. 

Desde o início das produções das fitas, passando pelas saudosas videolocadoras até o o seu inevitável fim com o surgimento das TVs à cabo e a pirataria, o diretor Alan Oliveira permite que seus entrevistados relatem suas experiências de maneira didática sem ser maçante, curiosamente diferentes entre si, porém todas claramente movidas pelo amor a Sétima Arte.

Alguns não conseguem conter a emoção e nós telespectadores voltamos no tempo e nos emocionamos também, porque nenhum clique no botão download de um torrent se compara ao gosto que era ir a uma videolocadora, escolher um filme, conhecer pessoas e discutir o que assistiu com o dono e os clientes. Se esses bons tempos não voltam mais, Cinemagia documentou tudo para que as futuras gerações possam ter o privilégio de saber como foram os primórdios do mercado de home vídeo e seus valentes personagens a quem nós temos muito o que agradecer.

E nosso muito obrigado a você também Alan Oliveira e à todos os envolvidos na produção. 

Dedico esse texto ao meu amigo Gilberto Petruche proprietário da Charada que resiste até hoje e a já extinta Dica Vídeo, onde frequentei durante a minha adolescência.