Dica cultural: Pavilhão Japonês
Local em São Paulo abriga casa que retrata parte da história nipônica
- Categoria: Eventos Culturais
- Publicação: 05/04/2025 05:31
- Autor: Anauri Gomes

Dentro do Parque do Ibirapuera na capital paulista, há uma espécie de tesouro para quem se interessa pela cultura oriental, especialmente a japonesa.
Mantido pela Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, o Pavilhão Japonês construído no ano de 1954 para celebrar o quarto centenário da megalópole paulista é também uma homenagem aos imigrantes nipônicos residentes no Brasil, sendo uma boa opção para um passeio tranquilo.
A inspiração para sua construção é o Palácio Katsura, que foi a antiga residência de verão da família imperial japonesa na cidade de Kyoto, e o projeto foi realizado pelo professor da Universidade de Meiji Sutemi Horiguchi.
Já por fora se vê a conexão do lugar com a terra do sol nascente devido a arquitetura típica, incluindo o jardim ao redor e um lago com carpas.
Ao entrar no Pavilhão, o visitante se depara com objetos típicos do país como vestimentas, objetos teatrais e pessoais de figuras importantes do passado. Além disto, artefatos medievais do país como armaduras e roupas dos famosos Samurais podem ser vistas de perto.
A casa também conta com o Espaço Cultural Hiroshi Senju, que promove a exibição de obras e artes de artistas japoneses contemporâneos.
Serviço
Local:
Acesso pelo portão 10 do Parque do Ibirapuera – próximo ao Museu Afro Brasil e Planetário.
Horário de Funcionamento:
De quinta a domingo além de feriados, das 10 as 17 horas.
Para mais informações sobre valores de entrada e gratuidades, acesse o portal oficial ou entre em contato nos canais abaixo:
Site Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social:
E-mail:
Whatsapp:
(11)99538-1927
Leia Mais




