Matsuri: festividade que reúne cultura e tradição japonesa
Evento passa pela diversão e chega a temas de preservação ambiental
- Categoria: Eventos Culturais
- Publicação: 25/04/2025 16:51
- Autor: Amauri Gomes

Há em solo japonês diversos festivais que celebram sua cultura e tradição, que envolve diversos aspectos. Um deles atende pelo nome de Matsuri. Onde até mesmo as quatro estações do ano são celebradas, além de religiões predominantes entre o seu povo como o xintoísmo e o budismo.
Elementos como o Mikoshi, que são uma espécie de miniaturas de templos, são utilizados nas festividades em procissões, com acompanhamentos de músicas tradicionais. Falando nisto, os sons frequentes são de flautas de bambu chamadas de Hichiriki, junto aos Shamisen (instrumentos de corda) e os famosos tambores Taiko, carregados em carros alegóricos, os Dashi.
Sobre a alimentação, muitas barracas de comida são montadas e uma iguaria bastante consumida é o Yakitori, um espetinho de carne grelhada. Outro muito popular é o Hashimaki: este, um crepe salgado enrolado em hashis, os famosos “palitinhos”.
Existem alguns Matsuris que tratam de temas mais sérios, sendo um deles o Marimo Matsuri, que acontece na cidade de Kushiro, em Hokkaido. Neste, o foco é a proteção do Marimo, uma espécie de alga rara do Lago Akan. Os rituais que acontecem durante o evento são realizados pelos ovos indígenas japoneses, conhecidos por Ainu. Seus idealizadores fazem com tochas iluminadas diversas procissões.
Como todo evento, as vestimentas têm um significado importante, sendo utilizada em diferentes estilos: as Hachimaki, que são bandanas personalizadas; os Happi, casacos com símbolos de comunidades; e os Tabi, um tipo diferente de meias. Também fazem parte os Yukata quimonos geralmente utilizados no verão.
Leia Mais




