Análise do Filme "Pureza"
Obra-prima do cinema nacional dirigida por Renato Barbieri que conta história real de Pureza Lopes Loyola
- Categoria: Critica de Filmes
- Publicação: 07/05/2025 15:48
- Autor: André Luiz Brandão Cisi

O filme que conta a história real de Pureza Lopes Loyola que denunciou o trabalho escravo e recebeu inclusive prêmios internacionais por isso.
Pureza (Dira Paes) e seu filho Abel (Matheus Abreu) nos anos 90 fabricam tijolo, antes inclusive da moeda real, cansado de receber pouco, seu filho sai de cidade que mora em Bacabal no Maranhão, para trabalhar com o garimpo, achando que o garimpo é um emprego confiável, que vai resolver seus problemas.
Depois de um tempo sumido Pureza sai da cidade de Bacabal para viajar para Itaituba no estado do Pará, com a função de encontrar seu filho, o lugar que supostamente ele deveria estar.
Pureza se infiltra como cozinheira em um grupo de trabalho de garimpo que convence homens a trabalhar para eles, mas ela descobre rapidamente toda corrupção, que tudo isso é um trabalho escravo, os documentos dos homens são confiscados, eles não tem nem água potável a sua disposição, Pureza presencia até mortes.
Pureza inclusive vira uma espécie de mãe de todos esses escravos no garimpo ilegal.
Pureza conhece Elenice do ministério do trabalho( Mariana Nunes) que pretende ajudar ela para denunciar esse trabalho escravo, ela enfrenta resistência, políticos corruptos e pessoas que querem ao máximo dificultar e fingir que não existe esse trabalho escravo.
Essa grande obra-prima brasileira de 2019, lançada no cinema em 2022, é emocionante, a luta da pureza é extraordinária, a torcida o filme todo para que ela consiga vencer essa luta é algo que mexe profunda com senso de justiça humana, filmaço que tem que ser totalmente lembrado e saber o lado pobre da escravidão moderna existente no Brasil e no mundo.
Renato Barbieri diretor competente e muito gente boa é especialista no assunto de escravidão moderna, outra obra-prima que ele dirigiu é o Documentário Servidão.
No elenco também tem Flavio Bauraqui, Sérgio Sartorio, Guto Galvão, Alberto Silva Neto, Claudio Barros, Jefferson Mendes, Enoque Marinho.
Leia Mais




