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JDM Culture: O mundo automotivo e alternativo japonês

Carros customizados fazem a festa de entusiastas do setor
  • Categoria: Automóveis
  • Publicação: 09/05/2025 16:48
  • Autor: Amauri Gomes


Muitos que apreciam o mundo automotivo não se contentam em ficar na mesmice e adotam diferentes estilos para modificarmos seus veículos, de acordo com a sua personalidade. No Japão isto não é diferente, e existem eventos organizando exposições como o JDM = Japanese Domestic Market – com vasto material de peças e acessórios. O público fã da franquia Velozes e Furiosos, especialmente os que gostam do episódio “Em Tóquio”, podem se identificar.



O início


A cultura JDM tem origem nos anos 80 na cidade de Osaka, onde teve forte influência nas corridas que aconteciam no circuito de Suzuka, hoje palco da Fórmula 1.


Naquele período, havia um campeonato chamado Civic One Make Race, promovido por entusiastas do modelo Civic SR de 2° geração da Honda. Um dos grupos mais aficionados é conhecido pelo nome de Kanjosoku. Depois disto, a cultura JDM se espalhou pelo planeta.









Diferenciados


O chamado Tuning (modificações e personalizações automotivas extremas) no mundo automotivo japonês, é também diferenciado de outras partes do globo misturando temas da cultura pop e animes nas pinturas externas e itens internos dos carros. Cores vibrantes como vermelho, azul, verde, amarelo e laranja quase que dominam os participantes.


Modificações mecânicas são de praxe desde o motor, passando por molas e suspensões especiais, além de sistemas de som e iluminação tanto interna quanto externa. Os veículos são preparados tanto para o uso urbano quanto para as pistas, em diversas competições.






Clássicos e atuais


Máquinas icônicas como o Toyota Supra, Nissan GTR R34, Subaru Impreza WRX STI e Honda NSX além do próprio Civic que deu início ao JDM, são alguns dos exemplos que estão sempre presentes nestes eventos.


Mas há presença também dos alemães Porsche, Audi, Mercedes e BMW de diferentes modelos, sempre com preferência pelos “baixos” e esportivos, incluindo os clássicos ou modelos mais antigos.