Notícias

Análise "Paganini Horror"

Produção italiana de 1989 dirigida por Luigi Cozzi
  • Categoria: Critica de Filmes
  • Publicação: 21/05/2025 09:57
  • Autor: Givaldo Dias
O Filme que conta a história de uma banda de pop rock que para chamar a atenção de seu público, consegue uma composição nunca antes gravada de Nicolo Paganini e para tornar a coisa mais sinistra ainda resolvem  gravar um video na casa onde viveu o compositor e supostamente onde o mesmo fez o pacto com o Diabo. É óbvio que a idéia não trará consequências muito amistosas e essa gravação se mostrará um presente de grego para os envolvidos.

"Paganini Horror" em pouco menos de 80 minutos, talvez decepcione quem espera baldes de sangue sendo jogados na tela, já que a primeira meia hora é praticamente toda centrada na gravação do clip. Até que surge em cena o fantasma assassino de Paganini (com uma ultra tosca maquiagem) e a diversão enfim começa.
E vamos sendo apresentados aos clichês do gênero, uma pessoa sabe de tudo o que aconteceu no local, outra sabe de mais coisas ainda,enfim, e o roteiro chega ao ápice da genialidade, quando do nada uma das personagens principais descobre como destruir a ameaça na casa de maneira literalmente inesperada e inexplicável, ou seja, lógica e coerência devem ser  esquecidos quando você decidir assistir esse filme.

Daí em diante, o filme parece correr e vai eliminando mais rápido quantos personagens puder até que, como já dizia Highlander, "Só pode haver um". Donald Pleasence, o nosso inesquecível e saudoso Dr.Loomis, cujo nome aparece em destaque na capa do filme, aparece pouco e em cenas praticamente jogadas durante o filme, até o momento da revelação surpresa do final hehehe.
“Paganini Horror” foi lançado no Brasil em VHS pela Yellow Video (tenho orgulhosamente na minha coleção) e não sei como não colocaram algum subtítulo do tipo “O Violino da Morte” ou então “A Partitura Assassina” ou “A Maldição do Violino”, mas enfim, por enquanto no formato digital em DVD ou Blu-ray permanece inédito no país e tenho minhas dúvidas se irão lançar algum dia.

Ah, e quase ia me esquecendo do plágio grotesco na cara dura de "You Give Love a Bad Name" de Bon Jovi, na música de abertura do filme. Com atuações pavorosas (assim como a dublagem em inglês) o filme é diversão mais do que garantida para os fãs do gênero.