Notícias

Missão Impossível: Uma Análise sobre os filmes da franquia

Com o lançamento de " Missão Impossível: O Acerto Final" o nosso colaborador Paulo José, irá fazer um balanço sobre a saga
  • Categoria: Análises e Críticas
  • Publicação: 22/05/2025 19:51
  • Autor: Paulo José

Com o lançamento do último filme da franquia " Missão Impossível: O Acerto Final" que chegou hoje nos cinemas, o site Sou Mais Pop irá pautar todos os filmes da saga iniciada em 1996, baseada na série de TV,  mostrando seus pontos negativos e positivos, segundo o colaborador da equipe Paulo José 

8°)Missão Impossível : O Acerto Final ( 2025)

Até agora o "último" filme da franquia, que está atualmente no cinema.O longa teve um orçamento em torno de 400 milhões, sendo um dos filmes mais caro da saga.

 O longa, está conectado diretamente ao filme anterior de 2023, que tinha previsão de ser lançado em 2024.  O filme peca, por explicar muita coisa, é deixando o filme com pouca ação ( embora a sequência submarina é bem executada , e também a mais cara do projeto ).

O resultado fica a impressão, que Missão Impossível 8 mirou em outra franquia, principalmente produções do agente Jack Ryan no cinema, na qual vale destacar o ótimo " A Caçada Ao Outubro Vermelho", que tinha ótimos diálogos e trazia uma atmosfera que nos prendia a cada minuto. 

O fato de ser o " último filme da franquia " como mesmo retratei no início, existe várias homenagem aos outros filmes, além de uma conexão direta com o filme de 1996.

7°)Missão Impossível: O Acerto de Contas(2023)

Antes com o título " O Acerto de Contas Parte 1", o longa que ia ser lançado lá no ano de 2020, teve que ser adiado em razão a pandemia da Covid. 

A produção acabou sendo levado para julho de 2023, competindo diretamente com Barbie e Oppenheimer.   

Ao contrário de " O Acerto Final" a aventura do agente Ethan Hunt ( Tom Cruise) ganha fôlego com ótimas sequências de ação , além de trazer conexão com o primeiro longa de 1996, trazendo o personagem de Henry Czerny, consegue trazer um tom "épico " a trama. Um dos pontos negativos é justamente o vilão Gabriel ( Esai Morales) que também está em " O Acerto Final" e uma trama pouco empolgante, que as vezes se torna um pouco cansativa.

6°)Missão Impossível 2 (2002)

O diretor John Woo, estava em alta em Hollywood com o sucesso de " A Outra Face ( 1997) que rendeu muito dinheiro nos cofres da Paramount e Buena Vista naquela época. 

Após quatro ano do longa original, uma continuação era uma questão de tempo. Ethan Hunt ganha um perfil que lembra o personagem de Jean Claude Van Damme em " O Alvo( 1993) que foi a estreia de John Woo em território americano. 

Com boas cenas de ação e suspense, o longa foi sucesso de bilheteria, pois Woo trouxe uma característica própria de seu estilo, deixando um pouco de lado a proposta inicial da franquia, iniciada em 1996, fato que pode ter desagrado alguns executivos. 

O resultado é um longa bem divertido, com uma história simples e dinâmica, que acaba virando um passatempo agradável. 

5°) Missão Impossível 3( 2006)

Em razão das variadas mudanças que o filme de 2000, havia feito, em razão do estilo de direção de John Woo, um novo filme da saga demorou um bom tempo para ser produzido. 

JJ Abrahams, que estava em alta em Hollywood com a série " Lost" foi o escolhido para trazer de volta o herói Ethan Hunt em mais uma aventura, que tivesse a premissa do longa original ou que chegasse perto da série original da TV. 

O resultado é um filme bem divertido, com boas sequências de ação, e o melhor vilão da franquia ( o saudoso " Phillip Seymour Hoffman). 

Pena que o resultado ficou abaixo do esperado e se tornando o filme menos rentável ( até agora, pois não sabemos o resultado de " O Acerto Final") que quase encerrou a franquia. 

4°) Missão Impossível: O Protocolo Fantasma( 2011)

Cinco anos depois, do longa de 2006, o agente secreto Ethan Hunt está de volta. Após várias especulação sobre o destino da franquia e do personagem, essa quarta aventura acaba ganhando novo fôlego nas mãos de Brad Bird( Gigante de Ferro; Os Incríveis), com muitas boas cenas de ação, e uma boa história, além do início de um tom mais " epico" que foi criado em torno dos outros filmes.

Por muito tempo, durante a produção, especulava que o ator Jeremy Renner que está no longa, seria um " suposto" substituto do astro Cruise na saga.

Embora sua ascensão em Hollywood estava se consolidando( ele estava nas produções de " Os Vingadores (2012) e " Legado Bourne ( 2013)) não conseguiu arrematar o carisma do veterano, tanto que participou de somente dois longas da franquia. 

3°) Missão Impossível: Nação Secreta ( 2015)

Começa a era " Christopher Mcquarrie", diretor e roteirista, que nos anos 90, ganhou Oscar de melhor roteiro original por " Os Suspeitos . 

Tom Cruise  e Christopher já haviam trabalhado em Jack Reacher ( 2012) trama policial que lembrava muito um cinema " noir" que estava em baixa em Hollywood.  Essa parceria acabou rendendo os últimos quatro filmes da franquia. 

" Nação Secreta" acaba também consolidando a proporção épica, retratado acima quando Brad Bird dirigiu, agora com um roteiro bem organizado, e trazendo uma dose extra de suspense, do mesmo modo que  Brian De Palma trouxe em 1996.

O resultado é um longa muito divertido, e também o último que Jeremy Renner trabalha na franquia, já que ele estava ocupado com outra franquia "Os Vingadores ".

2°) Missão Impossível ( 1996)

Brian de Palma, volta a dirigir mais um filme baseado em série de televisão, novevanos depois de " Os Intocáveis (1987). A trama que traz a primeira aventura de Ethan Hunt, consegue construir uma história bem mais centrada no suspense, deixando de lado ação, em uma trama que lembra muito os longas do diretor Alfred Hitchcock ( diretor de grande inspiração na carreira de De Palma)

O resultado final é uma pequena obra prima, que fica bem proximo a estetica da serie, além de trazer  toda a experiência do diretor, que vinha de um tremendo fracasso em 1992 com " Síndrome de Cain', e com esse primeiro filme da franquia deu um fôlego a mais em sua carreira, embora não foi convidado para fazer a segunda parte.

1°) Missão Impossível: Efeitos Falout( 2018)

A segunda parceria  com o diretor Christopher Mcquarrie, acaba se tornando o melhor filme da franquia.

  Com uma boa trama, um vilão ( Henry Cavill) que consegue nos convencer, além de ótimas sequências de ação, feita de forma magistral e uma boa história. Cruise se machucou durante as filmagens, mas  fez questão  de deixar  a sequência entrar no corte final.

"Efeito Fallout" é definitivamente o melhor filme da franquia, até em razão a dedicação que a produção conseguiu trazer ao público, além de abri as portas para as futuras SEQUÊNCIAS

Link Crítica " Missão Impossível: O Acerto Final:https://youtu.be/xk82S9fPZ-Q?si=pHAdJcqNNDO9_ViI