Dicas para PcD montar um currículo estratégico para ser selecionado por recrutadores
Especialista em recrutamento compartilha dicas práticas para quem busca novas oportunidades e reforça a importância da inclusão nos processos seletivos
- Categoria: PCDs
- Publicação: 26/05/2025 15:21
- Autor: Crystian Felipe Godoy

Para Flávia Mentone, CEO da Reponto, empresa especializada na jornada de atração e retenção de Pessoas com Deficiência, o currículo é uma das principais ferramentas para mudar esse cenário. “Mais do que um documento, ele é a chance de mostrar seu valor e sua trajetória”, afirma. Segundo ela, um erro comum é enviar o mesmo currículo para diferentes vagas, sem qualquer personalização. “Adaptar o conteúdo demonstra atenção aos detalhes e aumenta as chances de ser selecionado. Cada vaga tem necessidades específicas, e o currículo deve refletir isso. Essa regra vale para PcDs ou qualquer outro candidato que busca uma boa colocação no mercado de trabalho”, explica.
A psicóloga e especialista em recrutamento e seleção destaca os 5 pontos essenciais, que não podem faltar em um currículo estratégico:
Informações pessoais e formas de contato organizadas: nome, cidade de residência, número de telefone, e-mail e, se possível, um segundo contato são suficientes. Redes sociais profissionais como o LinkedIn também são bem-vindas. “Evite incluir dados como CPF, RG, foto ou nome dos pais”, afirma.
Objetivo profissional e área de interesse: tenha um currículo personalizado para cada vaga pretendida e especifique a área ou função desejada, evitando listar vários cargos diferentes. Deixe evidente em quais setores você pode atuar. Isso facilita a análise por parte do recrutador. “Além disso, é importante colocar sempre palavras-chave com as atribuições das vagas pretendida, como por exemplo: uso de CRM, excel avançado, entre outros. Isso ajuda na seleção feita por IA nas grandes plataformas de recrutamento, como a Gupy”, acrescenta Flávia.
Formação acadêmica: liste de forma cronológica, com nome da instituição, curso, local e data de conclusão. Se estiver em busca do primeiro emprego, destaque o que aprendeu durante os estudos. Já cursos complementares relevantes inclua apenas os cursos que façam sentido para a vaga pretendida.
Experiência profissional objetiva e cronológica: destaque suas experiências formais, informais ou voluntárias, focando em habilidades desenvolvidas e sempre as mais recentes listadas primeiro e com datas de entrada e saída. Caso tenha feito algum trabalho temporário, indique ao lado do cargo para que o recrutador entenda porque foi um período curto. Se for seu primeiro emprego, cite experiências em trabalho voluntário ou temporário.
Revisão, formatação profissional e informações de acessibilidade: “um bom currículo deve ter 1 ou 2 páginas no máximo e erros ortográficos ou visual poluído podem fazer com que o seu perfil seja descartado, então cuidado”, orienta a CEO da Reponto. Ela recomenda o uso de fontes clássicas e de fácil leitura como Arial ou Times e uma formatação básica com tamanho 12 e espaçamento e margens padronizadas. Se houver necessidades específicas de locomoção, adaptação ou outras condições, é preciso informar de forma clara.
Dica extra para PcDs: Estar cadastrado em sites e plataformas especializadas em recrutamento e seleção de Pessoas com Deficiência, como a própria Reponto, pode ampliar significativamente as oportunidades. Essas iniciativas oferecem suporte mais direcionado e conectam candidatos a empresas comprometidas com a inclusão.
fonte:cinepop.com.br
Leia Mais

28/05/2025 00:55
Análise do Filme "A Piada" (1968), Dir. Jaromil Jires
"A Piada" se trata de uma adaptação cinematográfica da obra literária homônima, escrita por Milan Kundera; a direção e adaptação de roteiro, ficou a cargo do grande diretor tcheco Jaromil Jires (sim, o autor de um dos mais belos filmes da história do cinema: "Valerie e a Semana das Maravilhas", 1970)

28/05/2025 00:50
Análise do Filme "Max - Fidelidade Assassina"
Terror nostálgico dos anos 90 dirigido John Lafia, o mesmo diretor de Brinquedo Assassino 2

28/05/2025 00:27
Novo filme de Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio
Dessa vez eles estão atrás das cameras

28/05/2025 00:20
Corinthians eliminado na primeira fase da Copa Sul-americana 2025
ano internacional péssimo para o Corinthians que foi eliminado também na Pré-Libertadores

28/05/2025 00:12
Análise de Vencer ou Morrer (2022) Direção: Vincent Mottez, Paul Mignot
Baseado em história real sobre a Revolução Francesa, conta a história de François de Charlotte e do povo de Vendeia em defesa da fé católica, que resistiram com coragem à perseguição religiosa.