Notícias

“To Ryca! 2”, filme estrelado por Samantha Schmütz, é homenageado no 9º Prêmio Cine B

O evento ocorreu no último sábado (28), em São Paulo, e prestigiou títulos do cinema nacional. A artista, que estava na cidade ensaiando para o musical Dreamgirls, compareceu à premiação.
  • Categoria: Cinema
  • Publicação: 01/07/2025 20:52
  • Autor: Thais Ribeiro

A atriz e cantora Samantha Schmütz marcou presença na entrega do 9º Prêmio Cine B do Cinema Brasileiro, que aconteceu no último sábado, dia 28/06. A cerimônia foi realizada na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, localizada no Edifício Martinelli, no centro da capital paulista. Promovido por Cidálio Vieira Santos, que também é coordenador do Projeto Cine B, o evento contou com a presença de diversos artistas e premiou entidades, universidades e filmes que participaram das últimas temporadas do projeto.

Um dos contemplados na premiação, o filme “Tô Ryca! 2”, dirigido por Pedro Antônio e estrelado por Samantha Schmütz, foi exibido gratuitamente em diversas sessões por toda São Paulo, como parte do projeto Cine B. A comédia conta a história de Selminha, que após ficar rica, gasta sem pensar nas consequências. Sua fortuna é colocada à prova quando uma estranha aparece afirmando ser sua herdeira legítima. Com seus bens congelados, ela passa a viver com uma renda de apenas 30 reais por dia (um salário mínimo por mês), e precisa retornar às suas origens, lutando para sobreviver em sua nova rotina.

“Primeiramente, quero parabenizar o Cidálio, criador do projeto Cine B, que leva o cinema brasileiro às periferias de São Paulo, chegando a lugares onde muitas vezes o cinema não chega. E o mais bonito é ver a minha arte chegando no público, então, receber essa homenagem é algo muito especial e valioso!”, declarou a atriz.

O filme, que é um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema nacional, foi também um dos mais assistidos pelo projeto Cine B nas periferias de São Paulo. Samantha, que estava em São Paulo para os ensaios de “Dreamgirls”, teve a oportunidade de receber o prêmio pessoalmente durante o evento. “Foi um prazer receber a Samantha no evento, assim como poder premiá-la como atriz do filme ‘Tô Ryca! 2’ juntamente com o diretor do longa”, comenta o coordenador do projeto.

Com apresentação de Marina Person e do ator Silvio Guindane neste ano, a premiação é uma celebração importante para o cinema brasileiro e já se consolidou como uma referência na promoção do cinema nacional e na valorização da cultura local. A iniciativa é promovida pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo em parceria com a Brazucah Produções, com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema brasileiro e levar as produções nacionais a lugares com menos oportunidades.

O Cine B realizou sessões de “Tô Ryca! 2” em locais como a Escola Aquilino Ribeiro, Vila Rúbi e Instituto Jardim Peri. O projeto também esteve em Campinas, em parceria com o BikeCine, e na Sociedade Amigos do Jardim das Camélias, levando cinema brasileiro para diferentes comunidades.

Desde 2007, o Projeto Cine B já realizou mais de 740 sessões gratuitas, alcançando cerca de 93 mil espectadores em comunidades e universidades da cidade de São Paulo e da região metropolitana. Sua missão é democratizar o acesso ao cinema nacional, valorizar a produção cinematográfica brasileira e promover encontros culturais que fortalecem os laços comunitários.

+             Sobre Samantha Schmütz

 

Formada em Artes Cênicas pela Casa das Artes de Laranjeiras em 1999, Samantha é um dos grandes nomes das telonas e do humor, destacando-se em diversas mídias e segmentos. Estreou na TV em 2007 no programa Zorra Total, da TV Globo, com o personagem Juninho Play, que rendeu à Samantha dois prêmios: como atriz revelação, do Jornal Extra; e melhor comediante, no Prêmio Melhores do Ano.

Ao longo dos anos, vem atuando em longas com recordes de bilheteria e sucessos do streaming como “Minha Mãe é Uma Peça 1”, de André Pellenz (2012), “Vai que Cola, O Filme”, de César Rodrigues (2015), “Minha Mãe é Uma Peça 2”, com mesma direção (2016), “Tô Ryca”, de Pedro Antonio (2016) e “Tô Ryca 2” (2022). Outros sucessos na telona e streaming são: “Os Salafrários”, “Manhãs de Setembro” e “Carcereiros”.

O longa-metragem "Tô Ryca!", de 2016, fez 1,3 milhões de espectadores nos cinemas – e é até hoje uma das maiores bilheterias do cinema nacional. "Os Salafrários" e "Tô Ryca!" ficaram entre os primeiros colocados em suas estreias no streaming. Em 2022, "Tô Ryca! 2" fechou a quarta semana em cartaz nos cinemas com mais de meio milhão de ingressos vendidos (501,7 mil), de acordo com dados do Filme B Box Office Brasil, tornando-se a segunda maior bilheteria nacional da pandemia. Atualmente, além de produzir um filme sobre seu personagem Juninho Play, Samantha também ensaia para o musical “Dreamgirls”, grande sucesso  da Broadway agora  no Brasil e grava uma nova temporada do “Vai Que Cola”.

 

Na música

 

Samantha iniciou seus estudos de canto aos 17 anos. Pouco tempo depois, se apresentava em bares em sua cidade natal, Niterói, no Rio de Janeiro. Com estreia em 2018, após ter uma carreira já consolidada como atriz na TV e no cinema, é lançado o programa “Samantha Canta”, que foi ao ar por 4 temporadas no Canal Bis. A artista trazia ao público todo seu talento musical, em versões próprias de músicas e artistas de diversos universos do pop nacional e internacional. Com o sucesso do "Samantha Canta", a atriz e cantora levou aos palcos um musical inspirado em sua biografia.

 

Além do programa e da biografia no teatro, Samantha realizou diversos trabalhos na área musical, com múltiplas referências e vertentes. Com uma enorme potência vocal e estilo singular, Samantha já fez oito musicais, entre eles “Elis, a Estrela do Brasil” e “Obrigado, Cartola!”. Também participou de quadros musicais importantes na televisão, como: Show dos Famosos, no Faustão, e PopStar.

Foi backing vocal de Serjão Loroza, integrou a banda Mulheres Cantam Beatles e se apresentou com a banda Brasov. Em 2020, gravou “E o Mundo Não Se Acabou”, de Assis Valente, com o grupo Sururu na Roda. No mesmo ano, Samantha gravou com a banda Nação Zumbi uma versão de “Homem com H”, de Antonio Barros, canção conhecida na voz de Ney Matogrosso. Em 2022, Samantha lançou três músicas, “Edifício Brasil” e “Bossa Loka”, produzidas por Tropkillaz, e “Segredo”, com produção de Bid.

 

Apaixonada por reggae, Samantha também trabalhou na concepção de um projeto com a banda Funk Como Le Gusta, o Baile Dolce Bagana. Nele, há releituras de clássicos nacionais e internacionais do ritmo. Homenageando nomes icônicos do reggae, a cantora vai reunir um repertório que promete muito suingue, com canções de Bob Marley, Erykah Badu, Steel Pulse, Gilberto Gil, além de composições de artistas mais recentes, como Protojoe, YG Marley e Hollie Cookie, entre outros. Hoje em dia, Samantha se dedica ao lançamento de seu disco “Samantha & Adrian”, feito em parceria com Adrian Younge, do coletivo Jazz Is Dead, de Los Angeles, um trabalho todo analógico com lançamento para  julho de 2025.

 

Acompanhe Samantha Schmütz

MEDIA KIT | INSTAGRAM | TIKTOK |  YOUTUBE

+ Boia Fria Produções

Há 17 anos no mercado, a Boia Fria Produções é uma produtora cultural, assessoria de comunicação, gestão de talentos, editora musical e selo fonográfico com foco na música negra em todas as suas vertentes, desde a MPB, passando pelo jazz, samba, funk setentista, até o rap e a soul music nacional. Já trabalhou com artistas de renome como Azymuth, Seu Jorge, Racionais MCs e Elza Soares, e foi responsável pelas carreiras dos rappers Dexter e Rincon Sapiência. Atualmente, administra as carreiras de Amanda Magalhães e Samantha Schmütz. Como selo e editora, além das duas artistas, conta com nomes como Lia de Itamaracá, Dexter e MC Soffia no casting. Também se dedica a projetos como o Mestres da Soul e o SP RAP, eleito pelo público do Guia da Folha o melhor festival de 2014, além dos festivais Filhos do Guetto, Fico em Casa BR, Favela em Casa e do projeto Diversidartes

www.instagram.com/boiafriaproducoes