Documentário "O Século do GLOBO" celebra 100 anos do jornal e revisita a história do Brasil
- Categoria: Geral
- Publicação: 10/07/2025 20:24
- Autor: Crystian Felipe Godoy

Cem anos de história brasileira contados sob o olhar de quem viveu — e noticiou — os grandes acontecimentos do país. Essa é a proposta de O Século do GLOBO, documentário idealizado por Pedro Bial e produzido pelos Estúdios Globo. A série, composta por quatro episódios, estreitou nesta terça-feira (8), na TV Globo, e será exibida até sexta, logo após a reprise da novela Vale Tudo. Após a estreia na TV, todos os episódios ficam disponíveis no Globoplay.
A produção combina ficção, entrevistas inéditas e imagens de arquivo para traçar a trajetória do jornal O Globo, fundado em 29 de julho de 1925 por Irineu Marinho e, posteriormente, conduzido por seu filho, Roberto Marinho. Mais do que contar a história de um veículo de imprensa, a série busca refletir o papel do jornalismo na construção da sociedade brasileira ao longo do último século.
“Não é apenas a história do jornal, mas da matéria-prima do jornalismo: a realidade. Os acontecimentos que formaram o Brasil no último século”, define Pedro Bial. “Em cem anos, é possível acompanhar as transformações sociais, culturais e as mudanças na linguagem da comunicação.”
No elenco, Tony Ramos e Eduardo Sterblitch interpretam Roberto Marinho em diferentes fases da vida. Tony relembra a convivência esporádica com o empresário nos bastidores da emissora para compor o papel: “Era um homem sereno, muito respeitoso. Chegava cumprimentando todos com naturalidade, chamando muitos pelo nome. Tinha uma presença humana muito forte.”
A produção ainda reúne 48 entrevistas inéditas, com nomes como Ali Kamel, Miriam Leitão, Merval Pereira, Flávia Oliveira, Fernando Gabeira, Pedro Doria, Leonêncio Nossa, Fred Kachar e o fotógrafo Domingos Peixoto. Também participam os filhos de Roberto Marinho — João Roberto, José Roberto e Roberto Irineu — além dos netos Paulo Marinho e Roberto Marinho Neto.
Ao revisitar grandes marcos da história nacional sob a perspectiva de uma das principais redações do país, o documentário traça um panorama que vai além da imprensa: é um mergulho nas transformações do Brasil ao longo do século. “A gênese criativa do jornal começou em 1925 e permanece viva até hoje. Contar essa história é testemunhar até onde uma ideia pode chegar”, afirma o diretor artístico Gian Carlo Bellotti.
Com nomes emblemáticos como Nelson Rodrigues, Mário Filho e Evandro Carlos de Andrade entre seus colaboradores históricos, O Globo consolidou-se como peça-chave na evolução do jornalismo, da política, do esporte e da cultura brasileira. Cem anos depois, sua trajetória é contada com o mesmo compromisso que o move desde o primeiro dia: informar com relevância, olhar humano e independência editorial.
fonte:redeglobo.globo.com
Leia Mais




