Notícias

Agenda Cultural: Mostra Verbo chega ao Espaço Escada com performances nacionais e internacional

Evento nos dias 25 e 26 de julho, no centro de Ribeirão Preto, terá ações ao vivo, projeções e experimentações que dialogam com questões urgentes da atualidade, como corpo, território, memória e resistência
  • Categoria: Eventos Culturais
  • Publicação: 21/07/2025 16:28
  • Autor: Maria Fernanda Lira Pires

Projeto II – Never More: Nunca Mais, de Renata Martelli, em 2025 / Créditos: Divulgação

 

Ribeirão Preto, julho de 2025 — O Espaço Escada, no centro de Ribeirão Preto (SP), receberá nos dias 25 e 26 de julho a 18ª edição da Verbo, a mais importante e longeva mostra de performance do país, idealizada pela Galeria Vermelho, de São Paulo. Com entrada gratuita, o público poderá acompanhar apresentações de 25 artistas, entre eles Renata Martelli e Cleido Vasconcelos, da cidade, além de conhecer o trabalho de Maja Lascano, da Argentina.

 

Criada em 2005 com o propósito de aproximar o público de obras e produções alinhadas aos temas que atravessam a arte e o debate público contemporâneo, a Verbo chega pela primeira vez a esta cidade. O Espaço Escada, idealizado pelos artistas visuais Paola Junqueira e Vicente Lima, será palco de performances inéditas, tanto presenciais quanto em formato de filmes de curta e longa duração.

 

Reforçando o compromisso com a descentralização do trabalho artístico e propondo ao público uma experiência imersiva e acessível em diferentes linguagens por meio das performances, a VERBO celebra em 2025 seus vinte anos.

 

Sob curadoria de Marcos Gallon e Samantha Moreira, os dois dias de programação terão ações ao vivo, projeções e experimentações que dialogam com questões urgentes da atualidade, como corpo, território, memória e resistência.

 

Maja Lascano na obra: Dizem que quando o mar não tem peixes chegam as medusas II, em 2025 / Créditos: Divulgação

 

Agenda

O primeiro dia de VERBO em Ribeirão Preto terá a presença do artista visual e performer Tutunho, com a obra ParangoLEDs ou O Outfit de Tutunho para o Apocalipse, a partir das 19 horas. O diretor artístico da VERBO, Marcos Gallon e Eduardo Brandão apresentam ao público a mostra logo depois, às 19h30.

 

No segundo dia, o público poderá acompanhar as apresentações de Paola Junqueira, Vicente Lima, Cleido Vasconcelos  e Renata Martelli, de Ribeirão Preto e de Maja Lascano, da Argentina.

 

“A Verbo 2025 reflete como certos corpos são sistematicamente marginalizados, descartados e tornados vulneráveis à violência e à morte. A performance arte surge, assim, como uma voz de apelo contra a lógica da descartabilidade, um modo de afirmar a vida e a dignidade em um contexto que insiste em negá-las. Corpos racializados, corpos dissidentes, sexuais e de gênero, corpos com deficiência: todos irrompem na cena artística para denunciar as estruturas de poder e reivindicar seu direito à existência plena”, diz Marcos Gallon, diretor artístico da Verbo.

 

Antes de Ribeirão Preto, a Verbo 2025 já passou por São Paulo, com apresentações na Galeria Vermelho, seguindo para Fortaleza, na Pinacoteca do Ceará, e no Chão SLZ em São Luís, no Maranhão, em setembro.

 

Confira a programação completa:

 

25 de julho - sexta-feira

19h - Mostra de vídeos

 

19h30 - Verbo — Mostra de performance Arte (apresentação)
Com Marcos Gallon e Eduardo Brandão

 

26 de julho a partir das 20h30 - sábado

Apresentações de Paola Junqueira, Vicente Lima, Cleido Vasconcelos e Renata Martelli (Ribeirão Preto, SP)

Tutunho (Fortaleza, CE)

Maja Lascano (Buenos Aires, Argentina)

 

Serviço

VERBO - Mostra de Performance Arte (18⁠ª edição)

Espaço Escada (Ribeirão Preto – SP) –  25 e 26 de julho.

Local: Rua Campos Salles, 315 - Centro

Horário: A partir das 16h00

Quando: dias 25 e 26 de julho

Ingressos: Gratuitos, sujeitos à lotação do espaço

 

Demais locais:

Pinacoteca do Ceará (Fortaleza, CE) – 11 a 13 de setembro 

Chão SLZ (São Luís, MA) – 17 a 19 de setembro

 

Sobre a VERBO

A mostra bienal de performance VERBO é um festival dedicado à apresentação de ações na área da performance de artistas brasileiros e estrangeiros. A mostra foi instituída pela Galeria Vermelho em 2005 com o objetivo de criar uma rede de artistas e público ligados à arte da performance. Mais informações em https://galeriavermelho.com.br/verbo/