Notícias

Roteiro inédito do filme “Aventuras do Maluco Beleza” ganha vida com leitura pública

Evento terá ainda rodas de bate-papo com o roteirista e convidados, como o produtor Denis Feijão, e a exibição do documentário “Raul – O Início, o Fim e o Meio”, dirigido por Walter Carvalho
  • Categoria: Cinema
  • Publicação: 04/08/2025 18:55
  • Autor: Doris Pinheiro

No ano em que Raul Seixas completaria 80 anos, o roteirista, dramaturgo e diretor baiano Edvard Passos celebra também três décadas de carreira com a realização do roteiro do longa-metragem Aventuras do Maluco Beleza, que será lançado oficialmente no dia 12 de agosto, num evento gratuito e aberto ao público no Cine Glauber Rocha, em Salvador.

O encontro, intitulado “Viagem ao Universo Fictício de Aventuras do Maluco Beleza”, marca o início da adaptação cinematográfica do espetáculo musical homônimo, já consagrado nos palcos, e será uma imersão criativa nas inspirações, personagens e paisagens imaginárias que compõem a obra. O lançamento contará com tradução simultânea em Libras e produção de Eliane Gomes.

A programação começa às 18h com uma leitura pública do roteiro. Às 19h, haverá rodas de bate-papo com o roteirista e convidados, abordando o processo criativo, os cruzamentos entre música e ficção, e o legado cultural de Raulzito. Para encerrar, às 20h, será exibido o documentário Raul – O Início, o Fim e o Meio, dirigido por Walter Carvalho.

Um dos grandes destaques do encontro será a presença do produtor Denis Feijão, responsável por importantes obras do cinema musical brasileiro, incluindo o próprio documentário exibido na noite. Ele assume a produção do longa Aventuras do Maluco Beleza, trazendo sua experiência à narrativa que mistura psicodelia, humor e crítica social, inspirada livremente no universo raulseixista.

“Raul é infinito. Voltar ao seu universo com esse novo projeto é mais que uma honra — é um reencontro com a liberdade criativa que ele sempre defendeu”, afirma Denis Feijão, que agora integra a equipe do filme.

Para Edvard Passos, o momento é duplamente simbólico:

“Chegou a hora do cinema em minha vida. E nada como encarar o desafio da nova linguagem com um tema de força que me acompanha desde sempre: Raul Seixas. Celebro 30 anos de carreira nas artes, 20 anos do projeto Aventuras do Maluco Beleza, 80 anos de Raulzito com fé e devoção a São Glauber Rocha!”

É um ano com vários acontecimentos especiais: o repertório de espetáculos todo ativo — Aventuras do Maluco Beleza, Compadre de Ogum e Amados de Jorge; minha tese de doutorado Soteropoética foi indicada ao Prêmio UFBA 2025; e agora, Aventuras do Maluco Beleza está se tornando filme. É celebração e transformação ao mesmo tempo”, comemora o autor.

Edvard Passos é roteirista, diretor teatral e professor da Escola de Teatro da UFBA. Doutor e mestre em Artes Cênicas pela mesma instituição, é também graduado em Arquitetura e Direção Teatral. Com 30 anos de carreira no teatro, atuou como ator, dramaturgo, produtor e diretor, sendo responsável por montagens como Aventuras do Maluco Beleza, Compadre de Ogum (pelo qual recebeu o Prêmio Braskem de Melhor Diretor) e Amados de Jorge.

No audiovisual, dirigiu e roteirizou obras como Ori Coiffeur (ficção), A Pessoa por trás do Carrinho de Café (série documental), Arrocha de Candeias para o Mundo (documentário) e Muita Onda! (show musical de Gerônimo Santana). É integrante do Grupo Dramatis (PPGAC/UFBA), onde desenvolve pesquisas sobre festas populares de Salvador e sua influência no teatro local.

Autor de livros nas áreas de encenação, dramaturgia e cultura popular, participou de conferências internacionais em países como Portugal, Índia, Suécia e República Tcheca. Em Salvador, foi mediador de 20 painéis do projeto Patrimônio É, da Fundação Gregório de Mattos.

O evento é gratuito e aberto ao público. Haverá tradução simultânea em Libras, reafirmando o compromisso com a acessibilidade e o direito à cultura para todas as pessoas.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. A PGBA foi criada para efetivar ações emergenciais de apoio ao setor cultural, conforme a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

 

Programação – 12 de agosto de 2025 | Cine Glauber Rocha – Sala 04

18h00 – Leitura do Roteiro

Com os atores Mariana Borges, Danilo Cairo, Thaís Laila, Jarbas Oliver, Nina Andrade e Alan Miranda, o público será conduzido pelas páginas do roteiro, conhecendo os primeiros contornos dessa aventura cinematográfica inspirada nas memórias ficcionais do jovem Raul e seu irmão Plínio, ambientadas na Cidade Baixa dos anos 50.

19h00 – Roda 1: Os Jogos Criativos Originários

Debate sobre a infância criativa dos irmãos Seixas e os fundamentos do universo narrativo do filme.

Convidados: Denis Feijão e Silvana Moura

Mediação: Edvard Passos

19h30 – Roda 2: Aventuras no Teatro

Reflexão sobre a transposição da história para os palcos em formato musical infantojuvenil.

Convidado: Moacyr Gramacho

Mediação: Edvard Passos

20h00 – Sessão de Cinema

Exibição do documentário Raul – O Início, o Fim e o Meio, dirigido por Walter Carvalho e produzido por Denis Feijão, um mergulho visceral na vida e na obra do Maluco Beleza.

 

SERVIÇO

Viagem ao Universo Fictício de Aventuras do Maluco Beleza

Cine Glauber Rocha – Praça Castro Alves, Salvador – BA

12 de agosto de 2025 (terça-feira)

18h – Leitura Pública do Roteiro

19h – Mesas Temáticas

20h – Exibição do filme Raul – O Início, o Fim e o Meio

Entrada gratuita

Tradução simultânea em Libras

Produção: Edvard Passos Criações

Apoio: Elixir Entretenimento