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Projeto Especial da São Paulo Escola de Dança participa da Semana Paulista de Dança, no MASP, com espetáculo “Rostos de Janus”

Estudantes do Projeto Especial da SPED participam da Semana Paulista de Dança com coreografia que conecta filosofia, elementos clássicos e arte contemporânea
  • Categoria: Dança
  • Publicação: 22/08/2025 20:28
  • Autor: Brenda Anjos

    A São Paulo Escola de Dança, vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, sob a gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, apresenta-se gratuitamente com o Projeto Especial dia 30 de agosto, às 16h10, no vão livre do MASP. Os jovens talentos participam da programação da Semana Paulista de Dança com a obra “Rostos de Janus”, coreografia de Vinícius Anselmo.

O espetáculo traz a simbologia do personagem mitológico Janus, reconhecido como figura de passagem entre tempos e estados. Um convite para a reflexão do eu coletivo, por meio da mitologia, filosofia e psicologia. A construção dramatúrgica da coreografia de dança contemporânea mistura elementos da dança clássica, inspirada em pensadores como Lacan e Jung, com movimentos corporais que evocam passado e futuro.

 

“‘Rostos de Janus', que o Projeto Especial em Dança irá apresentar, aborda temas fundamentais como identidade, convivência e transformação — questões que ressoam profundamente com o espírito do nosso tempo. E para nós, é uma grande alegria participarmos mais uma vez da Semana Paulista de Dança. Parcerias como essa são essenciais para o fortalecimento da nossa arte e para estreitar ainda mais os laços entre a dança e o público”, ressalta a diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança, Inês Bogéa.

 

“Rostos de Janus” convida o público a refletir sobre a multiplicidade interna de cada indivíduo e as formas como diferentes facetas do eu se manifestam e se conectam no convívio coletivo. Vinícius Anselmo pontua que coreografar “Rostos de Janus” foi uma experiência intensa e prazerosa. “A obra fala sobre dualidades — sentimentos opostos, tempos que se cruzam, o passado e o futuro convivendo num mesmo corpo. É sobre reconhecer que somos feitos de contrastes, e que isso nos fortalece como grupo e como indivíduos. Abraçamos o processo com entrega coletiva e construímos a obra com dedicação e presença”, afirma Vinicius.

 

A trilha sonora foi composta pelo instrumentista André Mehmari, que pontua os aspectos técnicos da música autoral utilizada na obra. “O tema central da música é a busca por um equilíbrio entre o piano acústico e a eletrônica. Toda a base da composição é sustentada pelo piano — único instrumento utilizado, tocado por mim —, mas esse som é transformado por meio de pedais, processamentos e intervenções no computador. Busquei criar momentos de forte contraste: trechos mais contemplativos e outros mais rítmicos, oferecendo ao coreógrafo uma paleta rica de possibilidades para a criação do movimento,” explica Mehmari. O figurino é assinado por um dos nomes mais importantes da dramaturgia brasileira, Fábio Namatame e o projeto de iluminação é de Marcel Rodrigues, que trouxeram para a obra aspectos físicos sobre a dualidade do tempo, passado e futuro, a coexistência em um só corpo, dois rostos e duas visões.  

 

“Rostos de Janus” é um projeto contemplado na Política Nacional Aldir Blanc, via edital Fomento CultSP PROAC Nº23/2024  —  Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

 

PROJETO ESPECIAL DA SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA | Voltado à formação prática e artística de estudantes selecionados dos Cursos Regulares da São Paulo Escola de Dança, o Projeto Especial é uma iniciativa com foco na inserção profissional, que oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar experiências concretas do fazer artístico por meio de processos de criação conduzidos por profissionais convidados e espetáculos. A rotina do grupo envolve ensaios regulares, montagens e apresentações que integram tanto o calendário artístico da SPED quanto eventos externos, ampliando sua formação artística e profissional. A diversidade do elenco — composto por jovens oriundos de diferentes contextos sociais e culturais — reflete o compromisso da SPED com uma formação inclusiva, democrática e plural. As distintas vivências enriquecem os processos criativos e reafirmam a dança como uma ferramenta de transformação social e um espaço de pertencimento. Além de “Rostos de Janus” e “E Assim Foi…”, o repertório do Projeto conta com a obra “Cartas de Amor”, composta por cinco coreografias: “Mergulho”, de Sérgio Rocha; “Lamento de Orfeu”, de Kátia Barros; “O Último Beijo”, de Vinícius Anselmo; “Aqua”, de Cláudia Palma; e “O Samba de Orfeu”, de Leilane Teles. Criado em 2023, o grupo já se apresentou em diversos espaços, como no MASP e nas unidades das Fábricas de Cultura Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Parque Belém, Sapopemba e Vila Curuçá, ocasiões que incluíram aberturas de espetáculos da São Paulo Companhia de Dança — reforçando o papel do Projeto como ponte entre a formação acadêmica e a vivência artística profissional. Ainda em 2025, estão previstas apresentações em CEUs e em Fábricas de Cultura, na capital e no interior.

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Serviço: São Paulo Escola de Dança com “Rostos de Janus”, no dia 30 de agosto, às 16h10, no vão do MASP (Av. Paulista, 1578. São Paulo - SP). Retirada de ingressos gratuitos a partir das 13h. Duração: 20 minutos.

 

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SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA

 

Criada por meio do Decreto Estadual nº 66.412/2021, a São Paulo Escola de Dança é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em artes, bailarina, documentarista, escritora e professora. A SPED é uma instituição comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco na valorização da pluralidade. Seu objetivo é o de proporcionar a construção do conhecimento no campo da dança, entendendo a diversidade de corpos e estéticas como premissas da formação e profissionalização dos estudantes a fim de ampliar a possibilidade de sua inserção no mercado de trabalho. A estrutura pedagógica tem 4 eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos Livres, que promovem o acesso à linguagem da dança para a população em geral; Cursos de Extensão Cultural, que contribuem para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.

 

DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA

 

Inês Bogéa, doutora em Artes, atua na interseção entre dança, educação e gestão cultural. É bailarina, documentarista, escritora e professora. Desde 2008, é diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, onde já conduziu mais de 1.300 espetáculos em 22 países e recebeu 38 prêmios e indicações internacionais. Desde 2021, também dirige a São Paulo Escola de Dança, como diretora artística e educacional, com destaque para sua atuação voltada à inclusão social e à formação de mais de 1.300 estudantes, sendo 50% oriundos de contextos de vulnerabilidade. É diretora artística da Mostra Internacional de Dança de São Paulo, realizada pela Associação Pró-Dança em parceria com o Itaú Cultural. Colaboradora regular em veículos como a Revista CONCERTO, é cocriadora da coluna Dança em Diálogo. Leciona na USP e na FURB e foi idealizadora de iniciativas como o curso Dança para Educadores do Sesc-SP. Reconhecida com a Medalha Tarsila do Amaral, foi nomeada pela Critic’s Choice of Dance Europe e condecorada com o título de Chavalière de L’Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura Francês.