Muralha vermelha: a vitória da China contra a agressão japonesa
País comemorou esta semana o aniversário de número 80 da resistência na guerra entre os dois países asiáticos
- Categoria: História
- Publicação: 03/09/2025 16:48
- Autor: Amauri Gomes

Chamada de vitória na Guerra Mundial Antifascista a China celebrou neste dia 3 de setembro de 2025, os 80 anos de sua resistência contra os ataques do vizinho Japão ao seu povo com desfile militar e diversas participações de civis em diferentes eventos, incluindo estudantes e comunidades.
O ELP (Exército de Libertação Popular), um dos braços das Forças Armadas da República Popular da China foi quem teve o papel na defesa do país frente ao conflito sino-japonesa, recuperando os territórios que haviam sido perdidos.
A invasão japonesa a partir de Setembro de 1931 na Manchúria teve larga escala, se estendendo até o ano de 1945. Em 1937 cerca de 200.000 soldados japoneses ocuparam a cidade de Nanjing que naquele tempo era a capital da China, culminando em mais de 300.000 vítimas, onde tal ato ficou conhecido como o Massacre de Nanjing.
No total, contando todos os anos do conflito em diferentes localidades, é estimado um número superior a 20 milhões de vítimas chinesas.
A luta armada dos chineses acabou também contribuindo para a derrota do eixo alemão e italiano, já que o Japão compunha a aliança nazista e fascista.
Mesmo em meio a dificuldades e agressividade do invasor, as forças do Exército de Libertação Popular da China mostraram resiliência, que no final se mostrou decisiva para a vitória e expulsão dos invasores, contribuindo mais tarde para a Revolução Chinesa e consequentemente a reconstrução e evolução também de suas defesas, no qual hoje é mundialmente reconhecido.
Você pode conferir a cerimônia completa no vídeo do veículo Brasil 247 disponível no Youtube, acessando o link abaixo:
Comemoração do 80.º Aniversário da Vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês
Leia Mais




