Notícias

Análise : Sem Saída (1987)

Do diretor Roger Donaldson
  • Categoria: Critica de Filmes
  • Publicação: 15/09/2025 18:45
  • Autor: Mirian Mariano - Psicologa no Cinema

Olá a todos. E mais uma semana que se inicia. O filme que escolhi essa semana é Sem saída de 1987. Ano em que a carreira de Kevin Costner deu uma guinada para o sucesso. E ele está ótimo no papel de Tom Farrell, um oficial da Marinha que foi destinado a trabalhar no Pentágono em Washington, sobre as ordens do Secretário de Defesa, o poderoso e carismático David Brice (o saudoso Gene Hackman).

Aos poucos, Tom Farrell vai conhecendo a grande cúpula, gente de fama e elite, e em uma festa conhece a sedutora Susan Atwell. (Sean Young). Eles começam a ter um tórrido affair. E ele se atira de cabeça nessa paixão. Mas, ela já tinha um caso com outra pessoa e muito mais influente do que o Tom Farrell. E ele não pode contar para ninguém que está se envolvendo com a sedutora e envolvente mulher.

Quando Susan morre depois de uma terrível briga e discussão com o amante poderoso que descobre do caso extra da mulher, Tom Farrell corre ainda mais risco e tem que proteger a sua própria vida. O verdadeiro “culpado” da morte tem um forte álibi e acaba armando um plano maquiavélico dizendo que Susan estava envolvida com uma pessoa que era espiã e que essa pessoa estava inserida no Pentágono.

E quem é a pessoa responsável para analisar essas novas notícias? Tom Farrell que ao mesmo tempo era quem observava e considerado culpado. Tom vivia em um profundo dilema. Ele era considerado mocinho, o herói por seu trabalho dedicado, fiel, mas também conseguia agir com frieza. Ele era um amante fervoroso e um trabalhador leal, porém sabia agir com frieza em vários outros momentos. Enfim, ele era apenas humano.

Esse filme tem uma mistura de suspense político, romance, ação e espionagem. E tem um dos melhores plots twists da década de 80. O final surpreendente deu um tom mais sombrio ao filme. E nem preciso dizer que Sean Young, Kevin Costner e Gene Hackman estão ótimos em seus respectivos papéis. Se você não viu, está perdendo um grande filme. Vale a pena pegar a pipoca, seu refrigerante ou suco e dar uma chance. Com certeza, você vai gostar.

No elenco também tem Will Patton, George Dzundza, Howard Duff, Jason Bernard, David Paymer, Leon Russon, Fred Thompson, Matthew Barry

Eu vou ficando por aqui, mas quem quiser deixar um comentário, fique a vontade. Uma ótima semana a todos. Até a próxima análise.