Notícias

Ambev e Brahma apresentam rota inédita de bares com harmonização especial entre pratos clássicos e cerveja em Belém

  • Categoria: Gastronomia
  • Publicação: 16/09/2025 13:17
  • Autor: Matêus reis
Iniciativa que celebra a gastronomia e a cultura boêmia começa a partir de setembro nos bares

Brahma celebra a bebida e uma das maiores paixões nacionais: os encontros nos bares. Mais do que um ponto de encontro, os bares são sinônimo de cultura, cultivando a memória e a alma do Brasil. É na mesa do bar que muitas histórias nascem, que a música ganha vida, que surgem os brindes e os happy hours, e onde se colecionam inúmeros momentos especiais. Do balcão, sai o chopp que chega gelado à mesa, servido pelo melhor amigo do boêmio: o garçom.

Pensando nisso, a marca apresenta o Guia de Bares Brahma, uma rota inédita que conta com mais de 120 casas que já fazem parte da história das cidades brasileiras e são responsáveis pelos tradicionais goles gelados. A iniciativa é uma parceria com a Academia da Cerveja, escola de conhecimento e cultura da Ambev, e estará disponível em seis capitais.

De 15 de setembro a 15 de outubro, o público poderá vivenciar, nos bares, uma imersão no universo da cerveja e da gastronomia em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Brasília e Belém. Cada bar e restaurante participante oferecerá um cardápio especial com os sabores mais famosos da casa, harmonizados com cerveja ou Chopp Brahma. Os pratos vão dos tradicionais bolinhos até massas e frutos do mar, proporcionando uma experiência completa.

“Mais do que uma bebida, a cerveja ocupa um lugar de conexão, nos sorrisos entre amigos, no ombro amigo nos momentos difíceis, do petisco aos jantares elaborados. E o bar é o cenário perfeito para viver e compartilhar essas histórias, e é nesse espaço que a gente entende, de verdade, um dos principais papéis da nossa cerveja, que é socializar”, afirma Anna Paula Alves, diretora de Categoria Cervejeira da Ambev.

O guia reúne alguns dos bares mais tradicionais das seis capitais brasileiras. São pontos de encontro e socialização, em alguns casos centenários, como o Restaurante Gambrinus, aberto em 1889 em Porto Alegre; em outros, marcados no imaginário da música popular, como o Bar Brahma, em São Paulo, eternizado em “Sampa”, de Caetano Veloso. O objetivo é exaltar espaços que transbordam brasilidade, história, cultura local e afeto.

A executiva destaca ainda que a cerveja é uma bebida versátil para brindar com moderação e sem abrir mão de sabor e diversão. “Ela tem baixo teor alcoólico, além de possibilitar o revezamento com versões zero, que estão cada vez mais próximas das regulares e disponíveis na maioria dos endereços da rota.”

“A cultura dos bares faz parte da história de Brahma. Por isso, apresentar um guia que impacta mais de 120 bares e restaurantes parceiros e centenas de consumidores reforça a conexão da marca com uma das paixões nacionais: a alegria de reunir os amigos para brindar e celebrar a cada gole”, comenta Felipe Cerchiari, diretor de Marketing de Brahma.

A cerveja movimenta mais de 2 milhões de empregos por ano. Já os bares representam 3,6% do PIB nacional, somando R$ 455 bilhões em faturamento anual e 230 mil empregos. A missão da iniciativa é, acima dos números, celebrar a união entre cerveja, gastronomia e a rica cultura brasileira de boteco.

Guia de Bares Brahma

São Paulo
Bares: Bar Brahma, Pirajá, Boteco São Bento, Quintal de Primeira e outros 28 bares

Rio de Janeiro
Bares: Jobi, Belmonte, Boteco Rainha, Adega do Pimenta, Bar Urca e outros 23 bares

Brasília
Bares: Toca do Chopp, Bar do Galego, Ceará Carne de Sol e outros 11 bares

Salvador
Bares: Pirambeira, Mimi Churrasco, Astro, Confraria do França e outros 12 bares

Porto Alegre
Bares: Bar do Beto, Gambrinus, Barranco, Prinzs, Patissier, Bar Chopp Tuim e outros 12 bares

Belém
Bares: Box 49, Boteco Meu Garoto, Rubão, Baiúca, Santo Buteco e outros 10 bares