Notícias

CINE.EMA – ENCONTROS PARA REGENERAR CONEXÕES ENTRE PESSOAS E NATUREZA

Os encontros acontecem na Reserva Ambiental Águia Branca e reúnem pesquisadores, educadores, líderes e especialistas em sustentabilidade sob o tema central do Festival: Regenerar.
  • Categoria: Cinema
  • Publicação: 16/09/2025 21:48
  • Autor: Lorena Meireles
O coração da Mata Atlântica será palco de uma experiência única: o Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo - Cine.Ema, em sua 11º edição, traz uma diversidade de conversas transformadoras sobre ciência, artes, educação, sustentabilidade, gastronomia e liderança regenerativa. O evento acontece nos dias 24 e 25 de setembro, na Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta (ES), reunindo especialistas renomados para inspirar novos caminhos de reconexão com a natureza.

"A proposta desta edição é regenerar. Regenerar nossa forma de nos relacionar com o meio ambiente, com a comida que chega à mesa e com a forma como lideramos organizações e comunidades. Tudo isso por meio de palestras, vivências, experiências gastronômicas e diálogos sobre futuros possíveis”, explicou Tania Caju, responsável pelo Festival Cine.Ema.

O que esperar?
No dia 24 de setembro (quarta-feira), a programação mergulha em práticas de reconexão com a natureza e liderança regenerativa. Fotógrafos, biólogos, chefs e consultores apresentam visões complementares sobre como a floresta pode curar, ensinar e transformar.

Palestras e vivências:
  “UM TEMPO COM A NATUREZA”
- Lis Leão – Pesquisadora associada ao Saúde Planetária Brasil, fotógrafa de vida selvagem, doutora pela USP e pós-doutora em Estrasburgo.
- Luccas Longo – Biólogo e ilustrador, especialista em bioecologia e conservação da natureza, com experiência em gestão de áreas protegidas.

“EXPERIÊNCIA CORES E SABORES DA MATA ATLÂNTICA”
- Ricardo Silva – Chef e pesquisador da culinária da Mata Atlântica, proprietário do bistrô Cozinha Rústica.
- Adenilson Panzin (Adê) – Pioneiro na produção de mudas nativas, pesquisador de ingredientes silvestres e cofundador do projeto Gastronomia Mata Atlântica.

“A NATUREZA CURA, ENSINA E INSPIRA: CAMINHOS PARA UMA LIDERANÇA TRANSFORMADORA”
- Adriana Denadai – Mestre em Sustentabilidade (FGV), especialista em ESG, Head de Sustentabilidade e Comunicação do Grupo Águia Branca.
    
“LIDERANÇAS REGENERATIVAS – COMO CULTIVAR ORGANIZAÇÕES E COMUNIDADES CONECTADAS E BENÉFICAS PARA O PLANETA”
- Henrique Katahira – Facilitador e consultor em organizações, introdutor do livro “Reinventando as Organizações” no Brasil.
- Patrizia Bittencourt – Designer de aprendizagem e especialista em Liderança e Mudança Adaptativa, com certificação em Investigação Apreciativa.
Mediação: Loruama Vardiero – Geóloga, mestra em Agroecologia e mediadora de atividades socioambientais e banhos de floresta.


🗣️ Bate-papo com Fábio Scarano, curador do Museu do Amanhã
No dia 25 de setembro (quinta-feira), das 14h às 16h, o evento promove o bate-papo “Alfabetização em Futuros: cultivar o amanhã”, com o ecólogo Fábio Scarano, referência internacional e curador do Museu do Amanhã. Ele abordará estratégias inovadoras de educação para preparar as novas gerações diante dos desafios climáticos e ambientais. A mediação será feita por Bruno Preto, pesquisador doutor e professor do Instituto Federal do Espírito Santo e conselheiro do Parque Nacional do Caparaó.

Como participar? 
O CINE.EMA é aberto ao público mediante inscrição prévia. Para facilitar o acesso, haverá ônibus gratuito de ida e volta, saindo da Praça do Papa (Vitória/ES) no dia 24 de setembro, às 7h. As vagas são limitadas e devem ser reservadas com antecedência.

 

Serviço:
Local: Reserva Ambiental Águia Branca – Vargem Alta (ES)
Data: 24 e 25 de setembro de 2025
Horários: dia 24 (programação completa de vivências e palestras); dia 25, das 14h às 16h (bate-papo com Fábio Scarano)
🚍 Transporte: ônibus gratuito (saída da Praça do Papa, Vitória/ES – 24/09, 7h)