O sonho da casa própria: uma realidade para boa parte dos jovens chineses
Na China, o imóvel da geração millenials já é uma realidade
- Categoria: Atualidade
- Publicação: 31/10/2025 16:28
- Autor: Amauri Gomes
Enquanto que em muitos países incluindo o Brasil, o sonho de ter o seu próprio apartamento ou casa ainda é um sonho distante principalmente para os mais jovens, na China este é algo palpável e comum. Cerca de 70% da população que tem entre 19 e 36 anos, já tem o seu imóvel consolidado.
O estudo é do instituto bancário HSBC (Espanha), onde se chegou também a porcentagem de 91% que pretendem comprar uma casa nos próximos cinco anos.
O México ocupa a segunda posição e um pouco distante, com 46% já com o título de imóvel próprio enquanto que na terceira vêm os franceses, com 41%. Já em quarto lugar, vem os Estados Unidos com cerca de 35%, seguidos pelo Reino Unido em quinto com 31% e Emirados Árabes Unidos com 26% na sexta colocação.
A pesquisa ainda cita a Malásia e o Canadá, onde pouco mais de um terço desta faixa etária já conseguiram comprar um apartamento ou uma casa.
O HSBC registrou também que a França teve um número menor de potenciais compradores. Segundo especialistas, isto se deve ao histórico pois o país não dá tanto valor a compra de um imóvel próprio e vê como aceitável o aluguel, especialmente nas cidades com altos valores como Paris e Lyon.
Método de compra dos chineses
A revista de origem escocesa Forbes, divulgou que a China tem 7 das 10 cidades com maior valor patrimonial imobiliário e residencial do mundo.
Além disto ainda segundo o HSBC, 85% dos entrevistados ocupam as áreas urbanas, enquanto que 14% vivem nos subúrbios e 1% nas áreas rurais. Um dos métodos mais utilizados para as aquisições são o planejamento familiar, onde os membros poupam uma parte do dinheiro que ganham, visando um possível futuro casamento com um novo lar.
Os pais chineses sabem que existe uma chance maior de os filhos se casarem bem sendo proprietários de uma boa casa, e ao mesmo tempo, a compra acaba valendo como um bom investimento para se usufruir juntos no futuro.
A média de economia como um todo, chega a 30% e também parte de diferentes membros da família, sendo uma espécie de “tradição” no país. É comum também o fato de pais quando idosos morarem com os filhos que ficam solteiros, reforçando esta visão de auxílio para terem um teto futuramente.
Leia Mais