Notícias

Turismo de Base Comunitária como Ferramenta de Transformação

Plana Vivência: Impactos e Conquistas de 2024
  • Categoria: Turismo
  • Publicação: 16/12/2024 16:59
  • Autor: Rosália Oliveira
Liliane Jacintho, CEO da Plana Vivência, revela como consolidou sua missão de conectar pessoas e comunidades quilombolas em 2024 através do Turismo de Base Comunitária (TBC), promovendo impacto social, cultural e econômico. Declara: “Este ano, nossas ações não apenas fortaleceram as comunidades, mas também criaram pontes significativas para um aprendizado coletivo, onde a sabedoria ancestral é resgatada e disseminada”.
Destaca: “Por meio de nossas vivências, possibilitamos que centenas de pessoas aprendessem com o saber quilombola, experimentando na prática os valores de cooperação, musicalidade, sustentabilidade e resistência cultural que guiam essas comunidades há séculos”.

Um dos destaques do ano de 2024 foi o fortalecimento de parcerias estratégicas que  ajudaram a expandir as ações da agência.
Participaram dessas ações as empresas:

⦁     Preta Ancestralidade: Realizou duas Imersões de Conexão Ancestral exclusivas para mulheres negras, promovendo um espaço de cura, fortalecimento de identidades e empoderamento.
⦁     Mover: Trouxe mais de 35 líderes de grandes empresas para reflexões profundas sobre liderança a partir dos aprendizados vivenciados no Quilombo, inspirando práticas corporativas mais humanas e inclusivas.
⦁     Quintessa: Participou de uma Vivência de três dias, fortalecendo seu time e promovendo debates sobre como ampliar as práticas antirracistas nas rotinas organizacionais.
⦁     Vivo: Proporcionou ao seu time uma experiência única para aprender e se conectar com os Quilombos, ampliando a visão de como podem se posicionar como aliados e apoiar essas comunidades a partir de uma visão de negócios sustentável e colaborativa.
⦁     IDPN (Instituto de Defesa da População Negra): Facilitou um encontro memorável com Siyabulela Mandela, promovendo um intercâmbio de saberes sobre ancestralidade, luta antirracista e justiça social.

Através dessas colaborações, relata ainda que foi possível fortalecer a autonomia econômica dos Quilombos, fomentando o protagonismo das comunidades no mercado de TBC, gerar espaços transformadores para pessoas e organizações, promovendo aprendizados sobre práticas antirracistas, liderança empática e sustentabilidade, resgatando e valorizando a sabedoria ancestral, oferecendo a todos os participantes a oportunidade de repensar suas relações consigo mesmos, com o outro e com a natureza.

Em 2025, seguirão comprometidos com a ampliação do impacto das Vivências, fortalecendo o papel como mediadores de experiências que promovem transformação individual e coletiva. Continuarão a fomentar parcerias que reverberam nas comunidades quilombolas, na sociedade e no mundo corporativo, fortalecendo a cultura de inclusão, aprendizado prático e respeito à ancestralidade.
Além de uma experiência transformadora para os visitantes, o projeto fortalece o desenvolvimento local e promove a sustentabilidade nas regiões atendidas. A agência atua como uma ponte de respeito e valorização da sabedoria ancestral, criando uma rede de apoio entre as comunidades e os turistas.
Com roteiros diferenciados, a agência oferece uma oportunidade única de reflexão e crescimento pessoal. De acordo com as idealizadoras do projeto, a proposta é criar uma experiência de turismo com propósito, que enriquece tanto os visitantes quanto as comunidades, e que contribui para a construção de um Brasil mais diverso e inclusivo.

A Plana Vivência agradece a todas as pessoas e organizações que caminharam com ela em 2024. Juntos  seguem na luta para construir um futuro mais justo e equânime.
O setor de turismo está em expansão em 2024. O segmento no Brasil deve crescer cerca de 8,7% este ano, com gastos projetados em R$ 90 bilhões. Esse desempenho reflete uma recuperação robusta após a pandemia e um aumento no consumo em comparação a 2019. Além disso, o setor contribui significativamente para a economia, representando cerca de 7,7% do PIB nacional em 2023, e a expectativa é de um impacto ainda maior em 2024, chegando a R$ 881 bilhões. Também se prevê a criação de mais de 8 milhões de empregos diretos no setor, representando 8,1% do total de empregos no Brasil.

Sobre Plana Vivências:
Agência de Turismo social e sustentável que atua em parceria com comunidades quilombolas, criada em 2017 em São Paulo, com objetivo de transformar vidas através de conexões com pessoas de diferentes culturas, costumes, crenças, etnias em uma comunidade disponível e totalmente acessível para incríveis experiências e enriquecedoras descobertas.