Análise de "Veronika Decide Morrer (2009)"
Segundo adaptação cinematográfica do livro de "Paulo Coelho"
- Categoria: Critica de Filmes
- Publicação: 08/05/2025 13:32
- Autor: André Luiz Brandão Cisi

Nessa obra adaptada do escritor brasileiro Paulo Coelho, dirigida por Emily Young, segunda vez adaptada aos cinemas, a primeira adaptação foi uma adaptação japonesa de 2005, apesar da boa história e temática, a produção é bem simples e razoável.
A história de tentativa de suicídio de Veronika (Sarah Michelle Gellar), uma jovem de 28 anos que é muito bonita, tem bom emprego, sempre teve boas notas, ele sabe tocar muito bem piano, mas cansada de sua vida, por ser uma questionadora do sistema, por não aceitar o jeito que ricos e instituições tratam o mundo.
Depois de Veronika se intoxicar de remédios, ela fica 2 semanas em coma e acorda em uma clínica particular psiquiátrica, recebe a noticia que tem poucos dias de vida, ainda sim ela quer morrer, mais outras pessoas nesse sanatório vão mudando o jeito dela ser, principalmente Edward ( Jonathan Tucker) que perdeu sua esposa em um acidente e não fala nenhuma palavra faz muitos anos.
Ao longo da história será que Veronika vai decidir Viver?
Veronika passa a ser análise de perto por Dr. Blake ( David Thewlis) o responsável da clinica que quer estudar seu caso, outras pessoas querem conversar com ela pela fama que ganha seu caso depois da mensagem de suicídio que ela deixa.
O filme poderia ter sido muito melhor, pois tinha uma história muito boa, tem bons debates sobre existencialismo, criticas ao sistemas, bons temas de psicologia, porém a rapidez da história e falta de desenvolvimento de detalhes torna Veronika decide Morrer apenas um filme comum, o final tem um destino interessante, mas faltou uma elaboração melhor dessa história.
No elenco também tem Erika Christensen, Melissa Leo, Florencia Lozano, Victor Slezak.
Leia Mais




