Notícias

Análise do Filme "O Último Portal"

Um suspense que mistura trama de investigação com temática sobrenatural, dirigido por Roman Polanski
  • Categoria: Critica de Filmes
  • Publicação: 16/05/2025 01:51
  • Autor: Givaldo Dias
 Johnny Depp interpreta Dean Corso uma espécie de mercenário caçador de livros raros que sempre que pode consegue algum livro extremamente caro de maneiras um tanto quanto ilegais até se for necessário.
Ele é contratado por Boris Balkan (interpretado por Frank Langella)um colecionador de livros raros todos sobre a mesma temática, o demônio, para testar a legitimidade de uma das obras mais raras consideradas pelos colecionadores do gênero, o livro "Os Nove Portais" (De onde vem o título original do filme "The Ninth Gate") um livro que segundo Balkan teria sido escrito com a ajuda do próprio Lúcifer.
Corso ao aceitar a missão, acaba embarcando em uma viagem rumo ao desconhecido e cada passo que ele dá o deixa mais próximo do abismo.
Balkan é um personagem misterioso, sombrio e marcante e chega inclusive a roubar a cena em vários momentos durante o filme, até mesmo em conversas por telefone, sua voz demonstra perfeitamente que ele é capaz de tudo pra conseguir o que deseja numa excelente atuação de Langella.
No meio de sua investigação, vão acontecendo coisas bem estranhas e sinistras ao redor de Corso, onde ele começa a acreditar que existem olhos por toda parte o vigiando e que parecem saber até mesmo seu próximo passo.
Então surgem duas personagens enigmáticas que serão bastante importantes para o desenvolvimento da trama, Liana Telfer (interpretada por Lena Olin) é a viúva do colecionador que vendeu o livro para Balkan, pouco antes de morrer e que se revela bastante sedutora e fatal quando quer alcançar algum objetivo.
E "a garota" como está descrita nos créditos finais interpretada por Emmanuelle Seigner (que é casada na vida real com o diretor Roman Polanski) uma espécie de "anjo da guarda" de corso que aparece e desaparece quando bem entende, e nunca deixa claro de que lado na verdade ela está.
Toda a busca de Corso vai resultando em mortes misteriosas e descobertas assombrosas levando a um desfecho surpreendente.
A trilha sonora do filme é um outro destaque, composta pelo mestre Wojciech Kilar, são temas sombrios, macabros e melancólicos lembrando bastante uma outra composição sua para a obra-prima "Drácula de Bram Stoker".
Talvez muitos podem achar um filme longo demais, já que possui mais de 2hs de duração, mas em momento algum torna-se um filme cansativo.
Para quem nunca assistiu e gosta de um suspense em que a força do filme está toda em seu roteiro e nas atuações, então com certeza irá gostar de "O Último Portal" um dos melhores trabalhos de Johnny Depp injustamente pouco lembrado até mesmo pelos seus fãs.

#oultimoportal #johnnydepp #romanpolanski