Notícias

A Fluidez das Notícias.

A vida contemporânea, onde as tecnologias de comunicação potencializam o fluxo de informações, transforma qualquer notícia em algo fluido
  • Categoria: Atualidade
  • Publicação: 01/07/2025 15:31
  • Autor: Rodrigo Botelho Campos - economista
Um acidente de avião na Índia, a morte trágica da brasileira na boca do vulcão, a chuvarada no Rio Grande do Sul, tudo, é fluido e fugaz. 

Tudo no modo de produção capitalista, sistema hegemônico de produção no planeta, vira mercadoria, transacionada no mercado, com preço definido fundamentalmente pela contradição entre oferta e demanda. 

O tempo também virou mercadoria. Já era na quantificação do esforço laboral dos trabalhadores, analisado por K. Marx há dois séculos, e é agora medido em sinais de corações curtidos com um toque de dedo nos aplicativos das redes sociais. 

Pasmem, até as tragédias das guerras, como o genocídio dos palestinos em Gaza, o ataque de Israel e dos EUA ao Iran, dentre tantas que a “grande imprensa” não dá uma linha, ficam alguns dias em evidência, e são substituídos por novos fatos. 

A mídia também se submete à lógica da mercantilização: precisa vender notícias para atrair anunciantes para veicularem junto às matérias seu produto ou serviço.

A humanidade precisa ver com criticidade este fenômeno. As pessoas estão sendo atropeladas por informações e tudo passa a ser curto, resumido e superficial. 

Que tipo de pessoa estamos forjando e formando neste contexto de curtidas de celular? 

A decisão de proibir o uso de celular em salas de aula foi corretíssima. Parabéns ao presidente Lula. 

Vamos adiante, lutando!