Mangá, Manhua e Mahwa: Japão, China e Coréia em quadrinhos
Curiosas diferenças das 3 artes asiáticas unem fãs
- Categoria: Anime , Manga e Tokusatsu
- Publicação: 11/07/2025 16:46
- Autor: Amauri Gomes

Certamente muitos conhecem ou ao menos já ouviram falar nos famosos Mangás ou, “quadrinhos” japoneses inspirados nos cartoons do ocidente e oriundo dos animes do extremo oriente.
Mas podemos dizer que quando se trata da imaginação, não há fronteiras e o céu é o limite. Para “rivalizar”, os seus vizinhos chineses e coreanos (e para mostrar que este último, não vive apenas de k-pop ou k-dramas conhecidos pelos brasileiras como doramas) não ficam atrás!
Um por um
- Mangá
O japonês e o mais conhecido por brasileiros, onde têm como características os personagens com olhos grandes e marcantes, além de cena em preto e branco. São lidos sempre da direita para a esquerda, sendo muito populares em suas versões impressas e tiveram a sua globalização para o atual formato do meio para o final do século 20.
- Manhua
A arte chinesa. Contém traços mais realistas e detalhadas, sendo também lidos da direita para a esquerda. Geralmente coloridos, aparecem tanto no impresso quanto no digital. Surgiram em meados do século 20.
- Manhwa
A vez dos coreanos. A estética é bem variada, podendo lembrar um HQ, mangá ou a mistura de ambos. São publicados de foma impressa e a leitura é feito como no ocidente: da esquerda para a direita. Entre os anos de 1930 e 1950 foram também utilizados como propaganda de guerra. Muitos doramas são inspirados nas histórias contida nos Manhwa.
Leia Mais




