Notícias

Análise do filme A Verdadeira Dor (2024)

  • Categoria: Critica de Filmes
  • Publicação: 13/09/2025 14:55
  • Autor: Bia Malamud
A Verdadeira Dor
Diretor: Jesse Eisenberg
Elenco Principal: Jesse Eisenberg. David Kaplan · Kieran Culkin · Kieran Culkin. Benji Kaplan · Will Sharpe. Will Sharpe. James · Jennifer Grey.

    Se depender dos filmes da última edição do Oscar, as avós estão com tudo. Elas são referência importante em pelo menos dois deles. O premiado Anora, em que tanto a protagonista, interpretada por Mikey Madison, como o “segurança” Igor interpretado por Yura Borisov fazem referência a elas em momentos diferentes. Referem-se às avós como pessoas muito importantes em suas vidas. E elas são mesmo.

    Já em A Verdadeira Dor, a avó recém falecida é onipresente, financiadora da viagem dos primos David (Jesse Eisemberg, de “A Rede Social”) e Benji  (Kieran Culkin) à Polonia e, basicamente, o leit motiv da história. Afinal, os primos estão viajando com o dinheiro deixado pela avó para essa viagem, querem conhecer o país, a cidade e a casa onde ela viveu.

Mais do que isso, a viagem parece querer expurgar a depressão que Benji se encontra após a morte da avó. Eles estão, basicamente, numa excursão com um pequeno grupo de pessoas.

    “A Verdadeira Dor” trata de temas espinhosos como o exílio, a vida do imigrante, o Holocausto, a depressão e a difícil relação entre os primos. Ainda assim, o clima melancólico é também idílico pois permeado pelas músicas maravilhosas do compositor polonês Frederic Chopin.

    O filme evoca memórias coletivas vividas e não vividas, traumas transgeracionais, por assim dizer. Ainda assim, contém uma boa dose de comédia, principalmente devido ao temperamento inusitado de Benji que, ao contrário do perfeccionista e certinho David, extravasa todas as suas emoções. E é aí que o filme se mostra verdadeiramente catártico.

         By Bia Malamud