Notícias

Análise do filme "Capitão América 2: O Soldado Invernal"

  • Categoria: Critica de Filmes
  • Publicação: 20/09/2025 18:11
  • Autor: Givaldo Dias

Capitão América 2: O Soldado Invernal

Diretores: Joe Russo, Anthony Russo

Elenco: Chris Evans , Scarlett Johansson , Sebastian Stan , Anthony Mackie , Cobie Smulders , Frank Grillo , Emily VanCamp , Hayley Atwell , Toby Jones , Jenny Agutter , Robert Redford e Samuel L. Jackson


    O Capitão América se tornou uma espécie de empregado do governo, participando de missões ultra secretas e perigosas. Tão secretas que o próprio começa a fazer questionamentos a respeito das mesmas. Ao perceber que algo parece estar errado, se rebela e parte por conta própria em busca das verdades ocultas por aqueles que acreditava servir por um ideal em comum e vira inimigo público. Agora, sozinho e com poucos em quem pode confiar, está prestes a enfrentar um inimigo muito maior do que imaginava.

    Com uma trama bem mais séria e adulta, lembrando muito os filmes de espionagem dos anos 60 e 70, o filme não economiza na ação com sequências eletrizantes e o melhor de tudo, se preocupando em manter um roteiro que prenda a atenção tanto quanto as cenas de ação, equilibrando um clima frenético de perseguição com uma certa dosagem de suspense, tornando o filme em muitos momentos um autêntico thriller político no estilo de " 3 Dias do Condor", não é à toa que temos no elenco o já saudoso, Robert Redford, seu personagem Alexander Pierce é bem interessante e guarda boas surpresas.

    O humor, que hoje se tornou extremamente exagerado e motivo de raiva nas produções da Marvel, é bem colocado e bastante pontual, servindo apenas como um alívio cômico para dar um descanso na tensão e seriedade da trama que aborda temas sérios e relevantes como conspiração governamental, corrupção política e vigilância não autorizada para fins nefastos.

    O Soldado Invernal é um personagem que rouba a cena sempre que aparece, implacável e destruidor, não se importa com quem estiver em seu caminho pra cumprir sua missão, e suas cenas de ação são fantásticas, especialmente os tiroteios que parecem saídos de "Fogo Contra Fogo".  Aliás, a influência do cinema de Michael Mann é muito expressiva nesse filme.

    Uma pena que a Marvel praticamente não conseguiu nunca mais produzir algo com essa qualidade, com raríssimas exceções posteriores, "Capitão América 2: O Soldado Invernal" é um excelente resultado de uma mistura de thriller político de espionagem, ação e aventura. Tudo muito bem arquitetado e executado por um ótimo elenco e a direção primorosa dos irmãos Russo. O melhor filme da Marvel sem dúvidas, infelizmente acredito que nunca será superado nesse quesito.
Simplesmente supremo.


SPOILER:

Alguém mais notou numa lápide uma certa citação? hehehehe