Notícias

Análise do filme A Hora do Espanto (1985)

  • Categoria: Critica de Filmes
  • Publicação: 11/10/2025 10:41
  • Autor: Givaldo Dias

A Hora do Espanto (1985)


Diretor: Tom Holland
Elenco Principal: William Ragsdale, Chris Sarandon, Roddy McDowall, Amanda Bearse, Jonathan Stark, Dorothy Fielding, Stephen Geoffreys
   
    Ele é doce, sexy e gosta de dormir até tarde. Você pode pensar que ele é o vizinho perfeito. Mas, antes de convidar Jerry a entrar para um dirnk, há apenas uma coisa que você precisa saber. Jerry prefere suas bebidas quentes, vermelhas - e direto da jugular! É "A Hora do Espanto", um grito de horror estrelado por Chris Sarandon como o sedutor vampiro Jerry Dandrige e William Rasgdale como o frentético adolescente que luta desesperadamente para manter os caninos de Jerry longe de seu pescoço. Somente o jovem Charley Brewster (Rasgdale) sabe o segredo sanguinário de Jerry. Quando Charley também descobre que ninguém acredita nele, recorre ao apresentador de um programa de horror na TV Peter Vincent (Rody McDowall), que costumava ser o Grande Matador de Vampiros no cinema. 

    Filmaço que a cada revisão parece melhorar ainda mais, uma mistura perfeita de terror com aventura e comédia sem jamais soar forçado em momento algum. A química entre o elenco é perfeita.O cineasta Tom Holland acerta no alvo com uma direção bastante precisa e sem nunca perder nem ritmo e nem o tom de terror mesmo quando o humor surge em doses mais elevadas.

    Chris Sarandon interpreta um dos vampiros mais sedutores da história do cinema e sem deixar de ser aterrorizante quando o roteiro exige. A trilha sonora de Brad Fiedel é outro destaque à parte com seus temas sensuais e tétricos, suas composições para essa grande obra complementam com perfeição o tom versátil do filme.

    O trabalho de maquiagem e efeitos especiais práticos envelheceu muito bem e embora alguns possam achar o filme datado é algo que está muito longe de ser, os animatronics usados no filme em sequências importantes ainda permanecem bem impactantes.

    Claro que não posso encerrar sem falar do melhor personagem do filme, o grande matador de vampiros, Peter Vincent interpretado com maestria por Rody McDowall, ao contrário de seus diversos papéis apresentados em segmentos do programa "Fright Night", Peter é um covarde que pensa logo de cara em fugir quando a ameaça se mostra real, Peter é responsável por momentos hilários, mas quando precisa partir pra batalha sua atuação muda totalmente.

    Esqueçam aquela porcaria estrelada por Colin Farrell (alguém ainda lembra daquele lixo?) que deturpou totalmente esse grande personagem do matador de vampiros e a obra como um todo.

    Em 1988 saiu uma continuação bem bacana porém inferior.

    Clássico supremo! Diversão mais do que garantida.