Ataques de ursos no Japão com vítimas fatais deixam governo em alerta

Atualidade Meio Ambiente Segurança


Foram registrados cerca de 836 avistamentos com ataques dos animais entre Abril e Outubro deste ano

As autoridades japonesas vêm enfrentando algo incomum até então: o aumento de ataque de ursos em diferentes regiões a população, em áreas urbanas. Entre os meses de Abril e Outubro de 2025, foram contabilizados cerca de 836 avistamentos com 4 ataques contra humanos. Estes números são superiores aos 674 avistamentos que tiveram entre Abril de 2024 e Março de 2025.

Há registros de vítimas fatais, inclusive contra idosos, onde o corpo de uma mulher de 79 anos foi encontrado em uma região montanhosa no último dia 3 – segunda-feira, segundo o veículo de notícias Kyodo News.

Diante dos eventos, as autoridades da província de Gifu anunciaram na última terça-feira dia 4 de Novembro, o uso da tecnologia para “combater” o problema.

O Governador Yoshihide Esaki, coordenará junto a caçadores locais o uso de drones para monitoramento. Estes equipamentos serão dotados de recursos especiais com sons de fogos de artifício e latidos de cães para “espantar” os ursos que tentarem invadir espaços cujos humanos estão instalados como em comércios ou residências.

Ainda este mês, pretende-se começar as ações pelas regiões de Takayama, localizada em uma vila de nome Shirakawa na região de Gifu, onde já houve registros destas ocorrências inclusive contra turistas: um espanhol foi vítima de um dos ataques, sofrendo ferimentos leves.

Outros locais do país já anunciaram o auxílio das Forças Armadas, autorizado pelo Ministério da Defesa japonês, onde os militares foram enviados as regiões montanhosas do Norte do país, como na cidade de Kazuno, pertencente a província de Akita.

Militares japoneses em região do Norte do país – Foto: Reuters

Loading

Compartilhe nosso artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *