Dirigido por Jon Turteltaub e estrelado por John Candy, Leon Robinson, Rawle D. Lewis, Doug E. Doug, Malik Yoba e Peter Outerbridge.
Esse filme é uma comédia misturada com aventura. E o saudoso John Candy está no elenco. Eu adorava os filmes com ele. Hoje, Jimmy Cliff morreu e não pude deixar de prestar uma homenagem a ele. Há uma música dele no filme. A canção se chama “I can see clearly now”.
Lembrando que o filme é inspirado em uma história real de quatro atletas jamaicanos. A trama acompanha a exótica, cativante e por que não caótica jornada da primeira equipe jamaicana de bobsled na competição nos Jogos Olímpicos de Inverno.
A história começa com Derice Bannock (Leon Robinson), um jovem jamaicano determinado a seguir os passos do pai como corredor olímpico. Durante a prova classificatória para as Olimpíadas, um acidente envolvendo outro atleta, Junior Bevil (Rawle D. Lewis), que vive se atrapalhando, faz com que Derice perca sua chance.
Frustrado, Derice busca alternativas para realizar o seu sonho olímpico e descobre que um antigo amigo de seu pai, “Irv” Blitzer (John Candy) participou de um esporte chamado Bobsled, uma modelidade de esporte que não existe na Jamaica.
Os dois se encontram e Irving, o ex-campeão de Bobsled, que infelizmente teve sua fama meio que destruída depois de um escândalo em uma das Olimpíadas passadas vive em Jamaica. Derice faz um convite do Irving, participar com ele nessa Olimpíada. No início, ele rejeita a ideia, mas acaba aceitando a tempo.
Derice recruta o impulsivo Sanka Coffie (Doug E. Doug), seu melhor amigo e piloto de carrinhos de sabão. Além do Junior, e Yul Brenner (Malik Yoba). E assim formando uma equipe tão inusitada e divertida. Dou muita risada com eles todas as vezes que eu revejo esse filme.
Os treinos são sempre marcados por dificuldades. Todos os tipos como: A falta de equipamento, o calor do País, preconceitos e a completa inexperiência do time nesse esporte. Mesmo assim, a equipe é unida, tem disciplina e sua excitação é contagiante. É claro que eles chamam a atenção de todos. Finalmente chega as Olimpíadas de Inverno de 1988 no Canadá e lá enfrentam todo tipo de preconceito… Deboches, olhares de desdém e coisas do tipo.
Mas com o apoio crescente de Irving que confia no potencial da equipe. A rapidez, criatividade e o espírito jamaicano, os atletas se transformam em competidores reais. Mesmo que talvez não conseguirem chegar ao topo. Mas isso faz a equipe desistir? Nunca. Eles se levantam e vão até o fim.
Ou seja, o filme reforça a mensagem de perseverança, dignidade, fé e orgulho nacional. Eles podem não ter levado medalhas para casa, mas conquistaram o respeito mundial e marcaram seu nome na história do esporte.
Quem não assistiu ainda vale a pena ver. Esse filme te encanta, te emociona, te faz rir além de lhe dar aquela injeção de ânimo. Ou seja, é como se eles dissessem: Errou? Caiu? Se machucou? Tenta novamente… Você consegue!
Bem, eu vou ficando por aqui. O que vocês acharam do filme e da canção do Jimmy Cliff? Eu acho a música linda. Quem quiser comentar abaixo, fique a vontade. Um beijo a todos e até a próxima matéria.
![]()

