Atualmente, está sendo comum no cinema termos produções de temáticas LGBTQI+ com romance entre crianças. Nos últimos anos, tivemos o filme da Bélgica em 2022 chamado \”Close\”, que contava a história da amizade de dois garotos, preferindo não definir se essa afeição iria além de apenas um laço entre amigos ou se era mais do que isso, tendo ainda o filme japonês Monster lançado em 2023 aqui no Brasil, esse parecendo estar mais interessado em discutir questões relacionadas a algo além de apenas um sentimento amigável, levantando a possibilidade de uma paixão entre os dois garotos.
“Corações jovens” é um filme belga-holandês, que, diferentemente dos longas citados no parágrafo acima, se assume como um drama LGBTQI+, focando em como é para um garoto pré-adolescente lidar com a sua sexualidade. No decorrer dos seus 98 minutos, acompanhamos a vida de um garoto que vai se apaixonando por um menino que já é assumidamente homossexual, nos mostrando como ele lida com a sociedade junto a isso. Algumas cenas com as quais nos deparamos nessa história mostram coisas do tipo: como muitas vezes pode haver questionamentos para uma criança se é certo ou não estar gostando de rapazes do mesmo sexo, e, ao mesmo tempo, demonstrando um certo medo da parte dele quanto a revelar para a sua família.
Durante a sua rodagem, notamos que o diretor quer passar um roteiro feliz, algo diferente do que se espera em muitos filmes desse estilo. Acredito que o desenvolvimento do personagem principal venha com o intuito de poder mostrar como seria para uma criança se descobrir sexualmente durante a sua vida. Temos cenas, como, por exemplo, mais emocionais, evocando a importância para ele de que os seus familiares o entendam e continuem amando-o da mesma forma.
Com cores um tanto coloridas e deixando de lado o tom sombrio, esta produção segue um caminho de luzes mais ampliadas, com perspectivas um tanto quanto positivas para evocar algo mais alegre. As estrelas presentes nessa produção se demonstram bastante interessadas em atuar, principalmente o nosso protagonista Elias Montero, interpretado aqui pelo então ator Lou Goossens, que em algumas cenas aproveita o máximo do seu talento, mostrando o quão promissor pode ser o seu trabalho.
O Marius De Saeger recebe muito bem o seu personagem, e junto ao colega, transparece carisma, contando também com um elenco de apoio, “Corações Jovens” se torna uma boa pedida para aqueles que procuram um bom passatempo.
![]()
