A história do Batman viajando em séculos passados.
Nessa animação que se passa na colonização espanhola do México pela Espanha, trocando os personagens, por exemplo Bruce Wayne passa a ser o jovem indigena Yohualli ( voz de Horacio Garcia Rojas).
Yohualli tem seu pai morto por Hernán Cortes ( voz de Alvaro Morte, o professor de La Casa de Papel).
Pra quem não sabe Hernán Cortes foi o conquistador do México, que destruiu o Império Azteca, e ele está aliado a outro colonizador da história que é Pedro de Alvarado.
Hernán vai ser tornar o duas caras.

Yohualli tem várias visões perturbadoras, inclusive conversa com a alma de sua mãe, durante seus sonhos, e pretende vingar a morte de seu pai.
Para o treinamento de Youhalli se tornar Batman, ele conta com Acatzin (voz de Roberto Sosa) que tem a espécie de uma mistura de Alfred com Lucius Foxx, mas lembro mais de pantera negra do que Batman

Temos Yoka(voz de Omar Chaparro) que é a vertente do Coringa, Mulher Jaguar, a versão da Mulher Gato (Voz de Teresa Ruiz), a Hera da Floresta, versão Hera Venenosa (voz de Maya Zapata).
Como muitas animações da DC, essa também é Noir, tem o clima mais violento, e sombrio, a ponto de arrancar corações fora.
Adaptação do Batman pra época das embarcações, do novo mundo e colonizações é bem realizado, essa nova adaptação trazendo um Batman do século 16 é bem da hora, tem boa ação, bastante movimento.
Uma proposta diferente do homem morcego que se propõe a fazer um pouco de reparação histórica, mas, mas ao mesmo tempo que tem uso de fantasias e elementos sobrenaturais, quer manter o pé no chão com alguns relatos históricos, e deixar margem para o que será os dias futuros que conhecemos
Revele como uma referência mistura de épocas com detalhes do personagem do Bob Kane com misturas medievais.
Vale muito a pena essa proposta dessa animação que é falada em espanhol, e foi anunciada em 2022 sobre sua produção pelo HBO MAX.
E tem cena pós-crédito com surpresa.
Dirigida por Juan Meza-León, no elenco tambem tem voz César Beltrám, Humberto Busto, Alex Cerón, Héctor Estrada, Jorge Gutiérrez, Jesús Guzmán, José C. Illanes Puentes, Nacho Ladislao, Ellliot Leguizamo, Ernesto Medrano, Eligio Meléndez, Regina Orozco, Gerardo Reyero, Edgar Wuotto, Yukari Yussue.
![]()
