Olá a todos. Hoje eu vim falar de um assunto extremamente importante e polêmico. Como sabem, sou Psicóloga há duas décadas e venho acompanhando como o assunto sobre Transexualidade é importante e um assunto tão delicado. Já vi como é difícil para a pessoa trans e para a família lidar com isso.
Não podemos negar que infelizmente, no Brasil ainda há muito pré-conceito e casos de morte e suicídios. Ser gay, travesti ou até mesmo transexual gera muita dor e sofrimento nessas pessoas por onde passam. Quantas pessoas não passam por assédios, são espancados na rua, humilhados tanto fisicamente quanto de forma psicológica?
No Brasil há muitos casos de mortes, porém no dia 29 de Janeiro de 2004, o Ministério da Saúde lançou a campanha: “Travesti e Respeito”. Essa campanha busca até hoje combater a discriminação, a violência e a exclusão social do qual os transexuais e travestis passam desde que nascem.
As conquistas que os Transexuais e travestis conseguiram através dessa campanha foram: Direito ao nome social, retificação de documentos e procedimentos de transição de gênero no SUS.
Isso ainda é muito pouco, já que eles também são seres humanos e merecem serem respeitados como qualquer outro ser humano. Eu aprendi quando criança que não deveríamos fazer para o outro aquilo que não queremos que façam com a gente. Isso é um sábio conselho. Ser empata aos irmãos e sermos prestativos. Afinal seria isso que você iria querer que fizessem com você. E não devemos julgar as pessoas e sim respeitá-las.
![]()


Parabéns pelo artigo sobre esse assunto tão importante!