Dirigido por Steven Kampmann e estrelado por Jodie Foster, Mark Harmon, Harold Ramis, William McNamara, Blair Brown, Richard Jenkins, Jonathan Silverman, John Shea, Helen Hunt e Jane Brucker.
Está aí um filme que tem muito valor sentimental para mim. Eu vi mais de 100 vezes esse filme. A primeira vez que eu vi foi mais ou menos na época em que lançou o filme em VHS por aqui. Creio que em 1989. E só no final de semana vi umas cinco vezes.
Eu sempre fui fã da Jodie Foster e eu me encantei com a história. Além disso, tem Helen Hunt no elenco. Outra atriz que eu adoro e claro, Mark Harmon. Eu tinha um crush nele nessa época. Ele está extremamente charmoso por aqui.
Se há um filme que me marcou demais a minha juventude foi esse. E a trilha sonora é tão marcante quanto o filme. Não sei o que gosto mais no filme. Se é a atuação dos atores, as músicas que remetem pensamentos agradáveis. Memórias Secretas já passou várias vezes na sessão da tarde da Globo. Eu me emociono só de escrever essas linhas.
O filme é voltada ao Billy Wyatt (Mark Harmon na fase adulta). Ele é um antigo jogador de Beisebol. Ele não está indo muito bem como jogador e sua vida pessoal também está beirando ao caos.
Billy recebe um telefonema de sua família e fica sabendo que Kate Chandler, sua antiga babá e seu primeiro amor, cometeu suicídio. Kate vivia uma vida marcada pela instabilidade emocional, abusos sexuais sofridos na adolescência e traumas que nunca foram falados e muito menos tratados.
A história vai sendo contada através de flashbacks e fica alternando entre passado e presente. Billy precisa confrontar o passado através das lembranças enquanto lida com o luto, de perceber que o seu primeiro amor não estava mais entre eles.
Ele volta a sua cidade natal e pega as cinzas de Kate. Esse tinha sido o último desejo dela. E Billy se lembra de vários momentos passados com a Kate. Desde a infância, juventude. E até o final de semana que eles passaram juntos. Conversando, namorando, fazendo amor.
Katie era também como uma mentora para o Billy. Eles falavam sobre garotas, namoros entre tantos outros assuntos. Quando ele era ainda um menino, Katie deu um pingente de beisebol em um colar e assim nunca mais esqueceria que ele era um jogador de beisebol.
Porém ele deu para esse colar para outra mulher, e agora, depois de muitos anos consegue esse pingente de volta. Já que essa era uma das formas de ter de volta algo que tinha sido dado pela Katie.
E uma das cenas mais emocionantes para mim é quando ele se lembra de onde Kate queria ter suas cinzas espalhadas. Na verdade há pelo menos dois momentos que me emociono a ponto de chorar. Essa é uma das cenas e outra é quando eles se despedem depois de terem passado a noite se amando.
Na época em que foi lançado, foi um fracasso de bilheteria, mas hoje é considerado um filme Cult. Para mim é pura nostalgia e me faz lembrar-me de uma época em que eu sabia até de cor as falas e as futuras cenas.
E depois dessa viagem completamente emotiva me despeço de vocês. Até a próxima matéria.
![]()
