Icônico é a palavra que mais define esse filme!
Sinopse: Em Los Angeles, um detetive ilustre e um ladrão sofisticado se enfrentam e compreendem que precisam um do outro. A linha que separa criminosos e policiais nem sempre é bem definida.
Elenco: Al Pacino, Robert De Niro, Val Kilmer, Ashley Judd, Natalie Portman, Amy Brenneman, Diane Venora, Danny Trejo, Jon Voight, William Fichtner, Ted Levine, Mykelti Williamson e Tom Sizemore.
Direção e roteiro: Michael Mann
Meus amores cinéfilos, hoje iremos falar sobre esse thriller de ação noventista, que é um baita clássico cult. Ele completou 30 anos de lançamento nos últimos meses, mas sua cinéfila só foi assistir pela primeira vez ano passado, quando ele chegou na Netflix. E até agora não entendi como eu nunca havia ouvido falar neste filme, pois ele é bom demais e merece ser assistido no mínimo muitas vezes. Meu único arrependimento depois de assistir, foi não ter descoberto sua existência antes.
Entre diversos pontos positivos, um dos maiores deles para mim, foi o elenco escolhido a dedo. Os atores deste filme fizeram seus papéis bem demais, me convencendo como ninguém, mas claro que o destaque vai para a dupla de atores, Robert De Niro e Al Pacino, que formaram uma parceria icônica e marcante, que envelheceu como vinho, sendo atemporal até hoje. Foi incrível como seus personagens mesmo sendo tão diferentes, um sendo o mocinho e o outro o bandido, mesmo assim precisavam um do outro para se complementar na história do filme.

As cenas de diálogo e ação entre os dois, sem dúvida me fez prestar mais atenção do que eu já estava. As conversas foram muito bem feitas e inteligentes, o roteiro do filme foi muito bem construído, também fazendo uma ótima apresentação inicial. O diretor conseguiu mostrar um filme com uma história que foi além da ação e do suspense, contendo mensagens importantes de vida, deixando claro os conflitos de cada personagem, a moral da história e fica óbvio como até as pessoas que estão do lado certo da lei, também podem ter problemas e falhar, como todo mundo. Ou seja, qualquer pessoa pode desempenhar o papel tanto de mocinho, quanto de vilão as vezes.
E falando em caras maus, é incrível como De Niro se encaixa bem fazendo esse papel, a maioria dos filmes que vi dele, ele fez esses personagens, na vibe do politicamente incorreto, são poucos os mocinhos que fez. Mas acho isso muito bom e interessante, pois esse papel se encaixa nele como uma luva e tenho que ressaltar como ele mesmo fazendo o cara malvado, consegue ser versátil nos personagens, pois sempre são vilões com conflitos diferentes. E claro, não podemos esquecer como Pacino fez um mocinho politicamente incorreto neste filme, que também caiu muito bem para ele. A vibe do policial bravo foi ótima.
Eu ter gostado tanto deste filme me surpreendeu um pouco, pois ele é do gênero ação e raramente filmes deste tipo me conquistam tanto. Mas esse sem dúvida é algumas das excessões que abro para tal. Para mim é um dos melhores filmes de ação de todos e dos anos 90. Ele abriu portas para muitos outros filmes deste tipo, com mais de duas horas bem aproveitadas, ele não dá tédio, não enche “linguiça” e te faz refletir como toda ação tem sua reação. Tendo também a atriz Natalie Portman em comecinho de carreira, quase em sua estreia no cinema.
E tem uma novidade que está me deixando muito ansiosa cinéfilos! Em breve uma nova versão do filme será lançada e atores como Leonardo DiCaprio, Adam Driver e Austin Butler, são os mais cotados para interpretar os papéis principais. Com certeza não vou perder, se for para o cinema estarei lá para ver.
Orçamento: US$ 60 milhões
Onde assistir: Netflix, Disney + e Telecine
Essa foi minha análise de hoje, espero que tenham gostado! Fiquem à vontade para comentar.
Cinéfilos, me sigam no Instagram e se inscrevam no canal do YouTube
![]()


Achei muito boa sua análise do filme e das personas cinematográfica dos atores!
Sensacional.
Filmaço e um dos maiores filmes de ação de todos os tempos.
Viva Michael Mann.
Robert De Niro e Al Pacino Sensacional.
Parabéns pelo Artigo.