Ema Klabin com sua família na casa da Rua São Vicente de Paula, no bairro de Higienópolis, em 1935. Arquivo Ema Klabin.

Oficina na Casa Museu Ema Klabin propõe reflexão sobre memória e identidade a partir de fotografias pessoais

Uncategorized

Encontro da série Museu em Família parte de fotografias e objetos para investigar memórias pessoais e convida o público a conhecer a exposição Quando São Paulo era Piratininga: arqueologia paulistana

No dia 8 de fevereiro (domingo), das 14h30 às 16h, a Casa Museu Ema Klabin promove a Oficina de sensibilização sobre memória e identidade nas fotografias e objetos, com a pesquisadora e memorialista Beatriz Azevedo Castro. A oficina parte de fotografias pessoais, de família, viagens ou momentos cotidianos, para investigar como memórias individuais se articulam com experiências coletivas e com as formas pelas quais objetos do cotidiano se transformam em patrimônio. 

O encontro propõe um exercício prático de sensibilidade para reconhecer os sentidos atribuídos às histórias que vivemos, além de refletir sobre o ato de colecionar como um processo de diálogo entre passado, presente e futuro. 

A atividade, gratuita com sugestão de contribuição voluntária, oferece 30 vagas, preenchidas por ordem de inscrição, e é aberta ao público de todas as idades.

Exposição “Quando São Paulo era Piratininga: arqueologia paulistana”


Além da oficina, o público poderá visitar a exposição Quando São Paulo era Piratininga: arqueologia paulistana, em cartaz na casa museu até 29 de março. Com curadoria de Paulo de Freitas Costa e Paula Nishida, a mostra revela um território com cerca de 4 mil anos de ocupação humana, muito antes da fundação da vila colonial. O percurso expositivo articula ciência, história e imaginação para compreender a relação dos primeiros habitantes com a paisagem que hoje abriga a maior cidade do país, ampliando o olhar sobre a memória e a formação de São Paulo.

Serviço
Museu em família: Oficina de sensibilização sobre memória e identidade nas fotografias e objetos
Data: 8 de fevereiro de 2026 (domingo).
Horário: 14h30 às 16h
Gratuito (com sugestão de contribuição voluntária)
Vagas: 30, por ordem de inscrição no site:  https://emaklabin.org.br/oficinas/museu-em-familia-oficina-de-sensibilizacao-sobre-memoria-e-identidade-nas-fotografias-e-objetos

Loading

Compartilhe nosso artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *