Janette Santiago e Ana Flor de Carvalho ministram oficinas de corpo na sede da Cia de Teatro Heliópolis

Uncategorized

A Companhia de Teatro Heliópolis está com inscrições abertas para duas oficinas de formaçãogratuitas. Artista da dança e do corpo,Janette Santiago ministra a oficina de dança Experimentos Afro Corpóreos – Diálogos com o Tempo, entre os dias 3 de março e 29 de maio, às quartas e sextas, das 19h às 22h. Já a dançarina e cantora Ana Flor de Carvalho conduz a vivência corporal Corpo Caminho – Memória em Movimento, que ocorre no período de 9 de março a 25 de maio, às segundas-feiras, das 19h às 22h. Os interessados, maiores de 18 anos, devem preencher formulário disponível na Bio da página da companhia no Instagram – @ciadetetroheliópolis. As aulas ocorrem na Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho, sede da companhia, no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

Estas ações integram o projeto Manutenção e Modernização Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho – Sede da Companhia de Teatro Heliópolis, Contemplado no Edital Nº 38/2024 Fomento CULTSP PNAB Módulo I, Nº de Inscrição: 38/2024-1725.0501.7433, cujo objetivo é a manutenção das atividades do espaço pelo período de 18 meses. Toda a programação será divulgada oportunamente, e poderá ser acompanhada pelas redes sociais da Companhia.

Experimentos Afro Corpóreos – Diálogos com o Tempo (com Janette Santiago) – A atividade se trata de uma aula dedança negra que parte de abordagens baseadas na investigação das corporeidades afro-diaspóricas para tecer um diálogo sensível entre o que fomos, o que somos e o espaço que ocupamos. A oficina é um convite para quem deseja pausar a pressa e mergulhar em uma escuta profunda de si. Não se trata apenas de aprender movimentos, mas de descobrir, no seu próprio ritmo, caminhos que despertem leveza, presença e curiosidade, construindo, na relação com o coletivo, um terreno seguro de aprendizagem e uma memória positiva do ‘fazer dançar’. Na travessia de dois encontros semanais, a dança nasce de um diálogo sensível e continuado entre corpo, memória e espaço. A voz e a escrita surgem como rastros graduais de registro, ajudando a sedimentar uma memória viva do processo.

Corpo Caminho – Memória em Movimento (com Ana Flor de Carvalho) – Esta vivência de corpo nasce da experiência de Ana Flor de Carvalho junto às comunidades tradicionais, em diálogo com a Análise do Movimento de Laban, e dos saberes compartilhados no fazer coletivo. A partir de brincadeiras cantadas, da capoeira, do bumba-meu-boi, do cacuriá e da dança do caroço, propõe uma escuta sensível do corpo em movimento, reconhecendo gestos que emergem do cotidiano, do trabalho, da festa e da relação com a terra. O percurso atravessa as movimentações naturais, investigando como o corpo se organiza, se adapta e se expressa quando cruza a natureza, o ritmo e a oralidade. A vivência articula princípios do Laban – esforço, espaço, tempo e fluência – com práticas tradicionais, ampliando a percepção do movimento como linguagem viva. Mais do que aprender formas, convida à experiência do corpo como território de memória, ancestralidade e criação, onde tradição e invenção se encontram em fluxo contínuo.

Oficinas de formação
Inscrições gratuitas – Formulário: instagram.com/ciadeteatroheliopolis/
Indicação: interessados em artes cênicas, maiores de 18 anos.
Onde ocorre: Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho
Rua Silva Bueno, 1.533 – Ipiranga. São Paulo/SP
Transporte público – Metrô e Terminal de Ônibus Sacomã.

Oficina: Experimentos Afro Corpóreos – Diálogos com o Tempo
Com Janette Santiago – Inscrições: Até 20/02/2026
Quando ocorre: 03 de março a 29 de maio – Quartas e sextas – 19h às 22h

Oficina:Corpo Caminho – Memória em Movimento
Com Ana Flor de Carvalho – Inscrições: Até 03/03/2026
Quando ocorre: 09 de março a 25 de maio – Segundas – 19h às 22h

Loading

Compartilhe nosso artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *