Análise do filme Spotlight- Segredos Revelados (2015)

Critica de Filmes

Diretor: Tom McCarthy

Elenco: Mark Ruffalo, Michael Keaton, Rachel McAdams, Liev Schreiber, John Slattery, Brian d’Arcy James

Quando começam os créditos finais de “Spotlight” dificilmente quem o assistir ficará sem um sentimento de revolta dentro de si após ter visto um vislumbre do que foi encoberto pela igreja católica em uma tentativa desesperada de manter imaculada sua imagem que na verdade já está manchada há séculos.

Muitos filmes já apresentaram fatos similares aos mostrados aqui, como por exemplo, o excelente “Dúvida” de 2007. Mas, dúvida é o que menos quer causar o primoroso roteiro de Tom McCarthy, mais que um filme, “Spotlight” é uma denúncia e um alerta para uma terrível realidade que inacreditavelmente continua ocorrendo e em sua maioria impunemente por todo o mundo.

Durante a elaboração de um processo, a equipe de jornalistas investigativos Spotlight do jornal Boston Globe começa a fazer gravíssimas descobertas de crimes sexuais cometidos por padres durante vários anos, quanto mais se aprofundam em suas pesquisas, mais se dão conta que estão diante de algo muito maior do que poderiam imaginar.

Corajosamente, o filme jamais tenciona suavizar o peso necessário da história real mesmo sem mostrar absolutamente nada sexualmente gráfico, as descrições explícitas nos relatos das vítimas de abusos são o suficiente para gerar sensações de incômodo, especialmente quando pelo menos duas delas mencionam uma comparação dos padres não apenas a uma figura divina, mas como o próprio Deus em pessoa numa prova de alienação perturbadora.

Na parte técnica destaque para ótima e sutil trilha sonora composta por Howard Shore que traz uma leveza para a narrativa com suas suaves melodias. A fotografia do filme faz um contraste bem interessante entre a luz e a escuridão com os ambientes respectivamente da equipe de jornalistas e dos representantes da igreja.

Cada personagem carrega uma característica pessoal que os define até o ponto em que ocorre uma desconstrução gradativa na medida que a investigação se aprofunda. Bater de frente contra a maior instituição religiosa do mundo não é exatamente o maior temor da equipe, mas sim saber que o que aconteceu com essas crianças poderia ter acontecido com seus filhos ou eles mesmos. Um filme angustiante e real.

Loading

Compartilhe nosso artigo

1 thought on “Análise do filme Spotlight- Segredos Revelados (2015)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *