Uma obra-prima brasileira da animação.
Quando eu era pequeno meu pai me falou que o grande problema do mundo era o medo Ele disse que o medo tinha virado contagioso, como se fosse uma doença. Essa é a história de como o medo contaminou o mundo inteiro.
Medo não se paga pela ar, ou bebendo do mesmo copo, medo pega pelas ideias.
Os pássaros salvaram a humanidade de muitas catástrofe, os homens pararam de prestar atenção no que os pássaros dizem, e acabaram esquecendo a língua deles.
Com as frases acima citadas do filme, já da pra entender a mensagem ambiental que essa animação quer passar.
Logo no inicio do filme aparece a frase do poeta italiano Giuseppe Ungaretti:
D’altri diluvi una colomba ascolto, traduzindo para o português – Eu escuto a pomba de outros dilúvios.
Tito e os Pássaro é uma metáfora que grita pela vida do planeta Terra, um filme do cinema nacional maravilhoso, o cinema brasileiro também produz excelentes animações.
O filme teve sua estreia mundial no Festival de Annecy, na França, em junho de 2018. A produção foi inscrita para concorrer ao Óscar de melhor filme de animação, ficando na lista de pré-indicados.
Filme de animação brasileiro pouco conhecido que deveria ser visto por muitos.
Tito( voz de Pedro Henrique) é uma criança que tem ambições cientificas e vontade de mudar o mundo.
O pai de Tito, Dr. Rufus (Voz de Matheus Nachtergaerle) é um cientista que desenvolve uma máquina de comunicação com os pássaros, algo excenssial para sobrevivência do planeta, mas depois de a máquina explodir e causar um acidente em Tito, a mãe dele (Denise Fraga) manda o pai embora de casa, mas Tito quer procurar seu pai e continuar a pesquisa.
Junto com 2 amigos, Sara (Denise Weinberg) e Buiu (Vinicius Garcia), agora tem uma epidemia mundial que pessoas estão sendo transformadas em pedras em uma doença que é causada pelo medo, então a experiência cientifica de Dr. Rufus será mais que necessária através da ajuda de Tito e seus amigos.
Agora o mundo em ruínas, passando por um cenário apocalíptico, refletindo ignorância de muitos e sabedoria de poucos.
Uma animação brasileira 2D, expressionista, usando técnicas de pintura a óleo, uma verdadeira obra-prima com uma linda mensagem, de como os pássaros são essenciais para o planeta e o meio ambiente.
Dirigida por Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar, nas vozes também estão Matheus Solano, Ótavio Augusto, Marina Serratiello, Cesar Marchetti, Enrico Cardoso, Lipe Volpato, Antoniela Canto, Nelson Baskerville, Fernando Paz, Elcio Sodré, Alice Reis, Giovana Ruiz, Luiggi Vizzuso, Murilo Farjado, Valentina Nammur, Dudu Fevereiro, Alfredo Rollo, Glauco Marques, Hugo Picchi, Gustavo Kurlat.
![]()

Parabéns pela análise do filme
Realmente, essa linda animação deveria ser mais reconhecida. Que lindo exemplo de vida é passado aqui. Sensacional, André.