Análise do filme: O Segredo de Mary Reilly (Mary Reilly) (1996)

Critica de Filmes Terror

By Andréia Rodrigues . Terror/Drama . 1h 48m

Hoje é dia de comentar sobre uma obra muito conhecida, contudo apresentada com outro viés. O filme O Segredo de May Reilly é uma releitura do Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde (O médico e o Monstro) é uma novela gótica, com elementos de ficção científica e terror, escrita pelo autor escocês Robert Louis Stevenson e publicada originalmente em 1886.

Temos aqui a atriz Julia Roberts (Uma linda Mulher), vivendo a protagonista, aliás com uma interpretação diferente de suas atuações anteriores. Aqui a atriz trás um semblante carregado, sofrido e sem esperança, contudo com energia para continuar vivendo sua vida conformada com sua situação de empregada e mais nada.

O ator John Malkovich (Quero ser John Malkovich), mostra aqui sua flexibilidade, entregando um personagem frágil, sensível, sedutor, agressivo e perigoso. Não é surpresa que John entregaria um sensacional Dr. Jekyll, e claro um assustador e carismático Mr Hyde. Como não ter medo e entregar o coração a tal personagem que interpretado com tanta paixão?

Quero ressaltar que todas as atuações estão incríveis, citando também o ator Michael Gambon (pai de Mary Reilly), que mostra um pai abusador, asqueroso, e medonho. E não vamos esquecer de Glenn Close (Mrs. Farraday), que trás uma personagem obscura, e pouco ortodoxa dessa obra, ela entrega energia, fúria e medo ao mesmo tempo.

O filme tem nuances sombrias, e intensas, teve grande parte de suas cenas gravadas no Reino Unido, especificamente na área de Cowgate, em Edimburgo, Escócia. A produção utilizou locações britânicas para recriar a atmosfera da Londres do século XIX, com detalhes de época focados na ambientação gótica. 

Sinopse:

Na Inglaterra do século XIX, a governanta recatada Mary Reilly passa a trabalhar na casa do Dr. Jekyll, um médico rico e conceituado. Mas não demora para que ela descubra que o patrão esconde um terrível segredo.

É muito interessante a forma que a película trás a problemática do Dr. Jekyll, um grande e conceituado Doutor, que começa a apresentar os sintomas do Alzheimer, e ao buscar a cura em suas pesquisas, ele trás o seu outro eu. Uma pessoa que faz tudo que deseja, e não atende as regras da sociedade e não tem nenhum escrúpulo e decência, sendo um homem violento e imoral.

Recomendo muito esse filme para quem procura algo realmente cativante e ao mesmo tempo sombrio. Quando o filme foi lançado não foi bem de bilheteria, mas assim como outras obras foi ganhando reconhecimento e o amor dos fãs da obra.

“A batalha entre o bem e o mal tem muitas vítimas… E uma testemunha.”

Você já viu essa obra gótica? Você conhece pessoas agem como Médico e o Monstro em suas atitudes?

Elenco

Diretor: Stephen Frears

Autora: Valerie Martin

Loading

Compartilhe nosso artigo

10 thoughts on “Análise do filme: O Segredo de Mary Reilly (Mary Reilly) (1996)

    1. Muito obrigada pelo comentário. Temos que estar procurando assistir obras cinematográficas com bons atores e com histórias que nos chamam atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *