Filmes esquecidos dos anos 80
Nos anos 70 tivemos uma explosão nova de filmes de terror, entre eles os filmes de zumbis estimulados pelo sucesso de A noite dos Mortos Vivos (1968) de George Romero.
Já a década seguinte teve a ascensão dos filmes de violência urbana com uma nova linha de heróis de ação policial com destaque para Robocop ( 1987) e Cobra (1986).
E há um filme fundindo ambas as temáticas! Em 1988 temos a obra” Um tira de de outro mundo” (também lançada com o título” Policiais em Apuros”) do diretor Mark Goldblat, o qual já tinha experiência com terror trabalhando em funções menores em filmes como ” Piranhas”(1978) e “Halloween II” (1981), só trabalhando como diretor nesse filme e na primeira adaptação do Justiceiro (1989), apesar de continuar trabalhando em outras obras nos anos seguintes em outras funções em filmes como “Predador 2 – A Caçada Continua” (1991 ).

Aqui uma dupla de policiais lida com a onda crescente de ataques de ladrões que parecem invulneráveis à balas. Porém, um dos policiais morre e acaba ressuscitado pela tecnologia dos bandidos.
Estamos falando de uma comédia de ação onde os policiais estão cientes do absurdo que é ter que lutar contra zumbis. A maquiagem das criaturas tem um bom destaque, começando mais simples e evoluindo para mostrar os vários graus de decomposição das criaturas e quão variados foram os resultados de experimentos.
A cenas de são são bem feitas e parte do humor está na surpresa dos ataques, no jeito descontraído dos heróis lidar com a situação e pequenos detalhes espalhados pela história, como o próprio nome do protagonista ( interpretado por Treat Willians ) ser Roger Mortis, um trocadilho com o termo rigor mortis.

Porém, há uma camada série interessante, com o protagonista em uma corrida contra o tempo pois seu corpo está em processo de decomposição após ser ressuscitado, o que é acentuado pela evolução de sua maquiagem assim como o clima geral do filme ficando progressivamente mais pesado através da fotografia mais sombrias, dos acontecimentos mais macabros e das criaturas mais monstruosas, isso sem perder totalmente o lado mais leve da comédia de ação.
Um filme divertido que merece ser redescoberto tanto para os fãs de ação policial que gostam de terror quanto para amantes das obras de terror com ação.
Artigo por Luiz Cecanecchia. Médico escritor e produtor de conteúdo do Canal Monstros e Aventuras especial para o Sou Mais Pop.
![]()
