O filme “Profissão: Ladrão”, de 1981, primeiro longa-metragem do cineasta norte-americano Michael Mann, é um filme bastante elogiado pela crítica. O diretor só havia feito curtas, séries e videoclipes antes de estrear em longas-metragens.O diretor estreou com o pé direito. O longa é até hoje uma referência em filmes policiais do gênero neo-noir. Ele se tornou referência por seus muitos predicados técnicos e artísticos. Mann utilizou ladrões de joias de verdade e policiais como consultores em seu projeto. Tudo para retratar o ofício dos ladrões e dos policiais com realismo e verossimilhança.
As máquinas utilizadas pelos arrombadores de cofre foram baseadas em máquinas utilizadas por criminosos de verdade. Em busca do máximo realismo, até um ex-criminoso foi incorporado ao elenco do filme interpretando um policial corrupto e alguns ex-policiais de verdade interpretaram marginais e também policiais. Os ex-criminosos WR Bill Brown e John Santucci interpretaram os policiais Sargento Urizzi e Mitch no filme. O policial Dennis Farina interpetou um ladrão. Os também policiais Chuck Adamson e Nick Nikeas interpretaram o Detetive Ancell e o policial Nick.
A trama do filme trata basicamente de um ex-presidiário que é dono de uma loja de venda de veículos e de um bar de dia, mas à noite, nas horas de folga, ele arromba cofres para roubar diamantes junto com seu parceiro de crimes Barry (James Belushi). Frank (James Caan) planeja executar um grande roubo de um cofre para poder se aposentar e passar o resto da vida em paz com sua namorada Jessie (Tuesday Weld) e seu filho adotivo.
Seus planos de se aposentar pareciam próximos até a entrada do mafioso Leo (Robert Prosky) no esquema de Frank. Leo promete-lhe um bom rendimento se eles arrombarem um cofre juntos. Na verdade, Frank passa a trabalhar para Leo. Com o sucesso do golpe criminoso, Leo não quer permitir que Frank siga seu caminho, pois sabe que o arrombador de cofres e ladrão de diamantes é uma “mina de ouro” para quem o mantiver trabalhando para si.
Os planos de aposentadoria de Frank acabam precisando ser adiados, o que o deixa bastante irritado. Leo ainda tenta intimidá-lo através da violência. Leo e seus capangas assassinam Barry, seu parceiro de crimes.
Para completar o caos, um grupo de policiais corruptos liderados por Urizzi passa a assediar Frank para extorqui-lo. Frank explode todos os seus negócios que utilizava para lavar dinheiro e decide terminar com Jessie e mandá-la embora com seu filho, para sua própria segurança. Quando Frank atinge o ápice de seu ódio, os inimigos sentirão o gosto da vingança de quem não tem mais nada a perder.
O ator James Caan já declarou publicamente que o ponto mais alto de sua carreira foi sua interpretação de Frank, principalmente por causa da cena do monólogo que ele faz para Jessie quando a está pedindo em namoro, que é dos mais comoventes. Ele fala de seu tempo na cadeia e de sua dupla vida como cidadão correto de dia e ladrão à noite. Na cena, Jessie também assume já ter se envolvido em contravenções.
Em 1984, Michael Mann criou a série de sucesso “Miami Vice”, que rendeu o longa-metragem homônimo de 2006. O filme traz no elenco os premiados atores Colin Farrell e Jamie Foxx, como os detetives Sonny Crockett e Ricardo Tubbs, encarregados de prender uma quadrilha de traficantes e assassinos no sul da Flórida.
Michael Mann é o aclamado diretor de obras magníficas da sétima arte, como “Caçador de Assassinos” (1986), “O Último dos Moicanos” (1992), “Fogo Contra Fogo” (1995), “O Informante” (1999), “Colateral” (2004), “Inimigos Públicos” (2009) e “Hacker” (2015).
Em 2022, Mann lançou, em coautoria com a escritora Meg Gardiner, o romance “Heat 2”, continuação direta de seu clássico “Fogo Contra Fogo”, “Heat” no título original em inglês. A adaptação da sequência está prevista para ser lançada nos cinemas ainda neste ano, com Mann mais uma vez na direção.
“Profissão: Ladrão” é baseado no livro de memórias “Os Invasores Domésticos: Confissões de um Ladrão de Gatos”, escrito pelo ex-ladrão Frank Hohimer. O filme possui 2h2 de duração. Ele está disponível na plataforma de streaming brasileira Filmicca.
![]()


Parabéns pela crítica! Fiquei interessada em ver o filme!
Obrigado, Beatriz. Eu recomendo que você assista, porque é um filmaço!
Parabéns meu nobre pela análise do filme, gosto muito desse filme, excelente escolha
Obrigado, Ricardo. É um filmaço! Recomendo para quem gosta de filmes neo-noir.
Parabéns pelo artigo
Obrigado, Marcelo. Valeu pelo incentivo!
Quero assistir! Michael Mann o grande mestre do genêro policial. Parabéns pela matéria!
Obrigado, Loide. Gosto bastante do gênero. Agradeço pelo incentivo.
Eu já assisti este filme a muito tempo e preciso rever.
Parabéns pela análise meu amigo.
Obrigado, Samuca. É um filmaço! Merece ser visto e revisto sempre.
Parabéns pela análise!
Obrigado, Natasha.
Filmaço, o longa O Pagamento Final (93) lembra muito esse longa
É um filmaço mesmo! O enredo lembra um pouco mesmo. Só que no Pagamento Final, o Carlito já está fora do Crime desde que saiu da cadeia, no Profissão: Ladrão, o Frank ainda quer praticar um último crime antes de se aposentar.