Buster Keaton – O Autêntico Homem das Novidades.

Cinema Humor

o mais original humorista e, digamos assim, showman da história do Cinema: Buster Keaton (1895 – 1966).

Ao contrário de Chaplin (1889 – 1977), por exemplo, Keaton, aparentemente, não estava preocupado em criar um personagem ou alter-ego que fosse “simpático” e facilmente assimilável pelo grande público.

Não por acaso, Keaton ficou conhecido como “O palhaço que nunca ri”, pois essa era a principal característica de seu personagem: praticar os mais hilários atos cênicos, sem nunca esboçar um único sorriso.

Em filmes absolutamente geniais e inovadores, tais como: “A General” (1926) e “O Homem das Novidades” (1928), Keaton desenvolveu, com perfeição, seu estilo de “comédia física”, demonstrando, inclusive, uma inacreditável flexibilidade motora, ao executar as originalíssimas “gags” de seu icônico e característico personagem.

Infelizmente, porém, conforme ocorreu a 99% dos atores oriundos do cinema mudo (até mesmo Chaplin, de certo modo), ele não conseguiu fazer a transição para o cinema sonoro. Não por acaso, em 1951, o grande Billie Wilder, a título de homenagem, o convidou a viver o mordomo (mudo, é Claro) de seu brilhante filme: “Crepúsculo dos Deuses”.

Buster Keaton, indiscutivelmente, tem seu nome gravado na história do Cinema mundial, graças a sua inventividade, talento e carisma únicos.

Loading

Compartilhe nosso artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *