Dirigido por Nancy Meyers e estrelado por Cameron Diaz, Jude Law, Kate Winslet, Jack Black, Eli Wallach, Rufus Sewell e Edward Burns.
Eu normalmente adoro os filmes que Nancy Meyers dirige e esse não seria diferente. Elenco maravilhoso. Cameron Diaz, Jude Law, Kate Winslet e Jack Black no elenco? Só pode ser coisa boa. E é. Essa comédia romântica para mim é fantástica.
A trama acompanha duas mulheres, Iris Simpkins (Kate Winslet) e Amanda Woods (Cameron Diaz). Elas vivendo crises emocionais em lados opostos no mundo até que decidem trocar de casa durante as festas de fim de ano, abrindo novos caminhos para recomeços inesperados.
Iris é uma jornalista britânica sensível, gentil e apaixonada há anos por Jasper (Rufus Sewell), seu colega de trabalho. Ela nutre esperanças que ele ainda fique com ela, mas acaba descobrindo que ele é noivo de outra mulher. E assim fica com o coração quebrado. Exausta de ser iludida e cansada de sofrer por alguém que não a ama de verdade, Iris decide que precisa com urgência se afastar e tirar umas férias.
Amanda é uma produtora bem sucedida de trailers de cinema e vive em Los Angeles. Ela é forte, decidida, independente e viciada no trabalho. Ela terminou um relacionamento conturbado após ser traída pelo namorado. Em meio à pressão profissional e o caos emocional que ela se encontra, decide que precisa viajar e largar tudo por um tempo.
As duas querem a mesma coisa. E o que acontece a seguir? As duas acabam se encontrando em um site e as duas trocam de casas por um tempo. Por estarem desesperadas e necessitadas de uma folga, elas combinam em trocar de casas por duas semanas no período de Natal. Iris vai para a mansão de Amanda em Los Angeles e a Amanda vai para a casa de Iris em Surrey.
Iris acaba conhecendo Miles (Jack Black) em Los Angeles. Ele é um compositor de trilhas sonoras. Gentil e divertido, Miles também vive sua própria desilusão amorosa. Os dois criam uma amizade sincera que logo se transforma em algo mais profundo.
Iris também faz amizade com Arthur Abbott (Eli Wallach), um roteirista aposentado de Hollywood, que a ajuda a resgatar sua autoestima e força interior.
E quanto a Amanda? Ela conhece Graham (Jude Law), o irmão de Iris. Charmoso, romântico e gentil. Ele chega de forma inesperada na casa para descansar depois de um dia difícil. E nesse encontro inesperado você nota que a química foi imediata. Era como se fosse amor a primeira vista.
Mas Amanda precisa lidar com seu medo de se envolver e a sua dificuldade em se permitir sentir.
Ao longo das férias, cada uma aprende e muito das vivências, experiências em que tiveram. Elas aprenderam a se reconectar com elas mesmas. Iris aprendeu a colocar limites, a se valorizar e a deixar ir quem não lhe faz bem. E Amanda aprendeu que pode se apaixonar e que vulnerabilidade não é sinal de fraqueza.
Quando as férias chegam ao fim, ambas percebem que a vida delas mudou da água para o vinho. Além de elas estarem em novos relacionamentos e com pessoas que gostavam delas, também estavam vendo a vida de outra forma.
Ou seja, o filme tem uma visão calorosa e otimista, com duas mulheres celebrando em união, a essa mais nova virada de ano e ao lado de pessoas que realmente estavam ali para somar na jornada da vida de ambas. E com a esperança renovada.
E vocês? O que vocês acham do filme? Quem quiser comentar sobre ele, fique a vontade. Um grande beijo e até a próxima matéria.
![]()

