Dirigido por: Ben Sharpsteen, Hamilton Luske, Wilfred Jackson, Norm Ferguson, Bill Roberts, Jack Kinney e T. Hee.
E estrelado por: Dick Jones, Christian Rub, Mel Blanc, Walter Catlett, Cliff Edwards, Patricia Page, Evelyn Venable, Frankie Darro e Charles Judels.
Pinóquio é um filme de animação dos gêneros: Musical, Aventura, Infantil e fantasia e foi produzido pela Walt Disney Productions e destribuído pela RKO Radio Pictures.
Baseado no romance Le avventure di Pinocchio, do escritor italiano Carlo Collodi. Foi o segundo longa-metragem de animação produzido pela Disney, logo após o sucesso imediato de Branca de Neve e os Sete Anões em 1937.
A trama gira em torno de um velho carpinteiro italiano chamado Geppetto (Christian Rub) É um bondoso marceneiro que vive sozinho e que faz um boneco de madeira chamado Pinóquio (Dick Jones). Na noite em que termina o boneco, Geppetto deseja à Estrela Azul que o boneco pudesse ganhar vida como um filho de verdade. A Estrela atende ao pedido do bom velhinho e envia a Fada Azul (Evelyn Venable) que dá vida ao boneco e promete que poderá se tornar um menino de verdade.
A fada diz ao boneco que ele pode se tornar um menino de verdade se ele demonstrar obediência, bravura e lealdade ao Geppetto.
Porém, o esforço de Pinóquio para se tornar um garoto de verdade, entretanto, envolvem encontros com uma série de personagens mal intencionados, que tentam de tudo para levar vantagem usando a inocente criatura. Ele é muito ingênuo e curioso e isso acaba o prejudicando.
Ele é abordado pelo ardiloso João Honesto (Walter Catlett) e seu comparsa que o convence a se tornar ator no espetáculo do cruel empresário Stromboli. Pinóquio faz sucesso, mas logo descobre que está sendo mantido prisioneiro.
Após escapar, Pinóquio cai em novas armadilhas e acaba sendo levado à Ilha dos Prazeres, onde meninos são seduzidos por diversão sem limites, sem regras ou responsabilidade, até descobrirem tarde demais que se transformarão em burros. Pinóquio consegue fugir, mas ao voltar para casa, ele descobre que Geppetto desapareceu ao sair em sua busca.
Guiado por José, Pinóquio enfrenta seu maior desafio: Descer ao fundo do mar para encontrar o seu pai, que foi engolido pela gigante baleia Mostro. Pinóquio demonstra coragem e faz sacrifício ao tentar salvar Geppetto e com isso provando seu valor verdadeiro.
Sua bravura e coragem são recompensadas pela Fada Azul, que finalmente o transforma em um menino de verdade, e assim realizando o sonho do velho carpinteiro.
O bom é que o boneco de madeira, durante toda a história, conta com a ajuda do Grilo Falante (Cliff Edwards), que foi empregado como mentor do boneco pela fada.
Pinóquio foi uma conquista inovadora na área de efeitos de animação para a época, dando movimento realista a veículos, máquinas e elementos naturais: como chuva, raios, fumaça, sombras e água.
O filme teve sua estreia nacional nos cinemas dos Estados Unidos em 23 de Fevereiro de 1940, após uma premiere no Center Theatre na cidade de Nova Iorque realizada 16 dias antes, sendo distribuído pela RKO Pictures.
Enfim, Pinóquio é um conto de moralidade simples e que ensina às crianças os benefícios do trabalho, do estudo e dos valores.
E o que você acha dessa animação? Eu adoro. Quem quiser comentar algo, fique a vontade. Um beijo e até a próxima matéria.
![]()
