Análise do Filme: Jerry Maguire. (1996)

Critica de Filmes

Dirigido por Cameron Crowe e estrelado por Tom Cruise, Renée Zellweger, Cuba Gooding Jr., Jonathan Lipnicki, Kelly Preston e Bonnie Hunt.

Está aí um filme de esporte e comédia romântica que eu adoro. Tom Cruise, Renée Zellweger e Cuba Gooding Jr estão ótimos por aqui. Confesso que adorei a química entre o casal Tom Cruise e Renée Zellweger. Fiquei torcendo o tempo todo por eles.

Jerry Maguire (Tom Cruise) é um homem bem sucedido. Um agente esportivo de uma grande empresa, conhecido por sua habilidade em fechar contratos milionários e por sua competitividade implacável. Apesar do enorme sucesso, ele começa a sofrer uma crise de consciência ao perceber o quanto o mundo dos negócios esportivos se tornou desumano.

Durante uma noite de reflexão profunda, Jerry escreve um extenso manifesto propondo uma mudança radical. Ao invés das pessoas focarem apenas nos lucros, também construírem mais relações verdadeiras com os atletas. Oferecendo a esses jogadores mais atenção individual e ética no trabalho.

Esse documento incomoda a diretoria, e Jerry é demitido na hora. Ao sair da empresa, ele tenta persuadir os colegas a segui-lo em seu novo ideal de vida, mas apenas uma pessoa acredita nele. Dorothy Boyd (Renée Zellweger). Ela é uma funcionária do setor financeiro. É mãe solteira de um menino de cinco anos, o carismático Ray (Jonathan Lipnicki).

Dorothy fica chocada e tocada pela coragem de Jerry. E pede demissão para acompanhá-lo nessa nova empreitada.

Jerry terá que se virar já que agora não tem estrutura e só tem um cliente disposto a ficar com ele. O excêntrico e determinado Rod Tidwell (Cuba Gooding Jr.), uma grande jogador de futebol americano. Jerry precisa reconstruir sua carreira do zero.

Rod exige de Jerry dedicação total e contratos melhores. Entre momentos de pressão, insegurança e humor, a relação entre os dois cresce de tal forma que eles acabam se tornando “família”. Eles construíram um vínculo de confiança e respeito.

Há cenas famosas e que fizeram muito sucesso como a cena do “Give me the Money”. Cuba Gooding Jr está ótimo nesse papel.

Jerry no início do filme era noivo de Avery Bishop (Kelly Preston), mas eles acabam se separando quando Jerry coloca tudo a perder e acaba sendo demitido ainda no começo do filme. Mas com o passar do tempo, ele acaba se envolvendo com Dorothy.

O romance entre os dois começa de forma hesitante. Dorothy está dividida entre a paixão que sente por ele desde o início e o medo de se envolver com um homem instável e em crise. Jerry luta para equilibrar sua necessidade de sucesso profissional com a busca de carinho e afeto.

Ray, o filho de Dorothy, cria uma conexão profunda e sincera com Jerry. E isso acaba virando um ponto positivo para Dorothy. Jerry ama aquele menino como se ele fosse seu filho verdadeiro.

Rod acaba alcançando o reconhecimento que sempre buscou. Há uma cena marcante, quando ele coloca o estádio inteiro para vibrar com seu talento. E foi nesse momento, que Jerry percebe que sua nova filosofia de vida está começando a dar frutos.

O triunfo de Rod se tornou também uma mudança de chave para Jerry que começa a ser procurado por outros atletas que antes tinham virado a cara para ele e o chamado de louco. E agora com essa postura mais humana, Jerry revolucionou o mundo dos agentes esportivos.

O clímax do filme acontece quando Jerry entende que, apesar de tudo, Dorothy e Ray são a verdadeira mudança que ele precisava.

Em uma linda cena romântica, Jerry volta para a casa de Dorothy e diz: Você me completa. “Eu sinto a sua falta”. E ela responde: “Você já me conquistou no primeiro olá”.

O que aconteceu com Jerry é que ele precisou amadurecer como ser humano e como profissional. Ele percebeu que não fazia mais parte daquele mundo “superficial”. Ele agora era outro homem. Uma pessoa mais consciente e amoroso. Jerry tinha outros objetivos em mente e estava relacionado à sua nova família: Dorothy e Ray.

Já Rod, agora uma estrela, pode celebrar o sucesso ao lado de sua família. Sua mulher, seus filhos, irmãos e assim por diante. Ambos da sua maneira e alcançando aquilo que realmente importava para eles.

E aí? O que vocês acharam do filme? Quem quiser comentar, fique a vontade. Um beijo a todos e até a próxima matéria.

Loading

Compartilhe nosso artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *