Análise do filme: Procura-se uma noiva. (1999)

Critica de Filmes

Dirigido por Gary Sinyor e estrelado por Chris O’Donnell, Renée Zellweger, Ed Asner, Brooke Shields, Hal Holbrook, Mariah Carey e James Cromwell.

Está aí uma comédia romântica que dou muita risada. Sou fã da Renée Zellweger há muito tempo fora que tem participações para lá de especiais da Mariah Carey e da Brooke Shields. O personagem do Chris O’ Donnell para mim está hilário. E eu gostei dele com a Renée Zellweger. Enfim, eu recomendo para os amantes de uma boa comédia romântica.

Esse filme brinca com a pressão social em torno do casamento e a idealização do amor. Jimmie Shannon (Chris O’ Donnell) é um solteirão cobiçado, charmoso e imaturo que evita qualquer compromisso sério.

Jimmie é herdeiro de uma grande fortuna. Ele acredita que a liberdade é uma das melhores coisas do mundo. E é aquele que está mais preocupado com a beleza física que qualquer outra coisa.

O filme mostra que todos os seus amigos já se casaram, mas ele foge de casamento como o diabo da cruz. Após três anos de namoro com a meiga Anne (Renée Zellweger) e sentindo a pressão de todos para que ele se casasse, Jimmi resolve ceder e a pede, relutantemente em casamento. E em um dos restaurantes mais românticos da cidade. Mas Anne ao ver seu rosto recusa. Sinceramente foi um dos piores pedidos de casamento feitos. E além de recusar o pedido, rompe o namoro com ele.

O pedido foi tão ridículo que viralizou como um dos piores mesmo. Anne vinha de uma família onde o amor era a prioridade de tudo. E ela gostaria de ter um amor verdadeiro assim como os seus pais tinham. Depois desse caótico jantar, Anne vai até a casa dos pais e fica algum tempo por lá.

Pouco tempo depois, o avô de Jimmie falece e deixa para ele uma herança de cem milhões de dólares, desde que ele cumpra uma única condição: Casar antes dele completar 30 anos. Só que ele soube disso um dia antes de completar essa idade.

Ou seja, ele tem 24 horas para casar, mas como ele iria fazer? Ele pensa imediatamente em Anne, e vai até a casa dos pais dela. E faz outro pedido de casamento. Não foi tão ruim quanto o primeiro, mas ela recusa novamente. E falou que está cansada dessa falta de compromisso e maturidade dele.

E agora ele terá que encontrar uma esposa em tempo recorde ou então perderá a herança. E a partir daí o caos e a confusão rolam soltas. Ele começa a procurar antigas ex-namoradas e antigos casos e suas respostas são sempre negativas. A sua fama de garanhão solteiro é muito famoso. E uma dessas mulheres era a personagem de Brooke Shields.

Enquanto o relógio avançava para a meia-noite, Jimmie teve que encarar seus próprios traumas, principalmente aquelas deixadas pelo casamento fracassado de seus pais. E ele é obrigado a refletir sobre o significado do amor e do compromisso. E quando ele finalmente entende que não pode fugir mais dos seus próprios sentimentos e de ir à busca da mulher mais adequada para ele.

O seu nível de desespero é tanto que ele até coloca um anúncio no jornal. Em uma sequência caótica e cômica, Jimmie se vê cercado por candidatas bizarras a ser noiva. Centenas de mulheres querendo subir ao altar com ele. Entre elas uma advogada ambiciosa que decide levar a questão ao tribunal para tentar garantir seus próprios benefícios.

Mas será que vai dar tempo dele se reencontrar com essa mulher mais adequada e pedir desculpas pela imaturidade dele? Será que a ex-namorada irá aceitá-lo de volta depois de dois pedidos horríveis de casamento?

O filme culmina em um momento romântico e simbólico onde Jimmie aprende que a riqueza não compensa a falta de conexão verdadeira e que o amor não pode ser tratado como uma obrigação contratual. Tem que ser uma escolha consciente.

Enfim se trata de uma comédia romântica com um toque de humor. E uma trama leve, bem-humorada e reflexiva sobre o amadurecimento emocional e a coragem de amar.

Adoro esse filme. Há cenas hilárias. Mas e você? O que você acha do filme? Quem quiser comentar por aqui, fique a vontade. Um beijo e até a próxima matéria.

Loading

Compartilhe nosso artigo

2 thoughts on “Análise do filme: Procura-se uma noiva. (1999)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *