Dirigido por Andrew Stanton e com as vozes originais de Andrew Stanton, Albert Brooks, Alexander Gould, Ellen DeGeneres, Bob Peterson e Willem Dafoe.
Essa animação que é uma mistura de aventura infantil com comédia e que foi feita pela Pixar, fala de laços familiares, superação de medos e a descoberta do mundo além das nossas próprias limitações.
Na época que foi lançado eu já era adulta, mas me encantei com essa animação e já vi muitas vezes. Talvez um pouco mais de dez vezes. E eu recomendo a todos a assistirem. Já que é uma animação que fala sobre superar medos e de laços familiares.
No coração do oceano, numa grande barreira de corais da Austrália, vive Marlin (Albert Brooks) um peixe-palhaço, viúvo e superprotetor, que perdeu a companheira Coral e quase todos os seus ovos em um ataque de barracuda. E o único ovo que sobreviveu foi Nemo (Alexander Gould), que nasceu com uma nadadeira menor, o que o torno diferente das outras crianças e reforça ainda mais a ansiedade e o cuidado excessivo do pai.
Esse excesso de zelo e proteção é algo natural quando a gente perde pessoas que amamos. Marlin perdeu a esposa e filhos e ainda se sente ameaçado em perder mais alguém. É claro que isso tem que ser trabalhado para chegar o mais próximo possível do equilíbrio, mas demanda um tempo. Não é algo que muda da noite para o dia.
Ao começar a frequentar a escola, Nemo se sente sufocado pelas regras de Marlin e deseja provar que é capaz. Durante um passeio escolar até as águas mais profundas, Nemo decidiu nada até um barco para demonstrar coragem, mas acabou sendo capturado por um mergulhador. Depois de capturado, foi levado em um consultório odontológico em Sydney.
Desesperado, Marlin decide atravessar todo o oceano para encontrar o filho. Nessa perigosa e transformadora jornada, ele conhece Dory (Ellen DeGeneres), uma peixe fêmea que esquece as coisas que fala e faz, que tem memória curta, mas tem um espírito livre, otimista e extremamente brilhante. Juntos eles enfrentam muitos obstáculos como: águas-vivas, tubarões, correntes marítimas perigosas (Incluindo a corrente da Austrália Oriental com tartarugas marinhas), abismos escuros e uma baleia gigante.
E assim começa a jornada de um pai que ama muito um filho e que não quer perdê-lo. E que enfrenta todos e quaisquer obstáculos e recuperar o filho. E para isso enfrenta tudo e todos. Isso mostra uma força e coragem tremendas.
Enquanto isso, Nemo convive com outros peixes presos naquele aquário, liderados por Gill (Willem Dafoe), que observa o oceano com saudade e planeja fugir. Nemo fica no início inseguro e fragilizado por sua condição física, porém aos poucos começa a desenvolver a coragem, a autoconfiança e passa a entender que sua diferença não o torna fraco. Muito pelo contrário, é a sua maior força.
No consultório, a pequena Darla (LuLu Ebeling), sobrinha do dentista e conhecida por ficar mexendo nos peixes, é uma ameaça constante. O plano dos peixes é fazer Nemo escapar pelo ralo e voltar ao oceano antes que Darla dê ao Nemo o mesmo destino que aos outros peixes.
Marlin e Dory ao se aproximarem de Sydney, enfrentam outro grande obstáculo: Uma rede de pesca gigante que pega centenas de peixes. Graças às aulas de perseverança e trabalho em grupos que foram aprendidas por Nemo, ele ajuda a libertar todos os animais pedindo que nadem para baixo juntos, rompendo a rede. Prova definitiva de sua evolução e coragem.
Quando pai e filho se reencontram é profundamente emocionante e simboliza a transformação de Marlin, que aprende a confiar em Nemo e permite que ele experimente as coisas por si mesmo. Enquanto Nemo entende que o amor do pai, sempre foi proteção.
E assim a harmonia volta ao recife: Nemo volta para casa e para a escola mais confiante. Marlin está mais tranquilo e Dory, encontra pela primeira vez, um sentimento de pertencer a algum lugar além de ter encontrado amizade verdadeira em Marlin e Nemo.
Enfim, essa animação fale sobre como encarar o medo de frente. Aprender a confiar e entender que amar também é permitir que o outro cresça e explore o mundo por si mesmo.
E vocês? O que acham dessa animação? Quem quiser comentar, fique a vontade. Um beijo a todos e até a próxima matéria.
![]()


Este filme é lindo! uma narrativa muito bem construida. Parabens pela analise!