Análise do filme: Surpresas do amor. (2008)

Critica de Filmes Natal

Dirigido por Seth Gordon e estrelado por Vince Vaughn, Katy Mixon, Reese Witherspoon, Tim McGraw, Kristin Chenoweth, Robert Duvall, Jon Favreau, Sissy Spacek, Jon Voight e Mary Steenburgen.

A primeira vez que vi esse filme foi na Netflix, há alguns anos e simplesmente adorei. Dei muitas risadas. É claro que infelizmente há algumas coisas que eu não gostei como o bullying sofrido pela personagem da Reese Whiterspoon ou até mesmo a violência física ou agressividade da família do personagem do Vince Vaughn. Robert Duvall era ótimo ator, mas confesso que essas coisas me fizeram tirar dois pontos do filme.

Mas isso não significa que eu tenha odiado ou algo do tipo. Acompanho a carreira da Reese desde o final da década de 90. O primeiro filme que vi foi Segundas Intenções e depois fui vendo os outros. Reese começou a carreira bem nova, ainda adolescente. Confesso que deixei a desejar nessa parte, sorry.

A trama gira em torno do casal Kate (Reese Witherspoon) e Brad (Vince Vaughn). Eles formam um casal moderno, independente e avesso a qualquer tipo de tradição familiar. Eles estão juntos há 3 anos e para o casal, o Natal perfeito é passar longe das turbulências familiares. E viajando para destinos exóticos e evitando qualquer encontro que envolva lembranças desconfortáveis do passado.

E eles sempre dão desculpas às quatro famílias no Natal: a família por parte do pai de Brad, a parte da mãe de Kate, a mãe de Brad e o pai da Kate. O casal sempre liga antes avisando que já tem outros compromissos e que não podem desmarcar. Sempre uma desculpa pior que a outra, por sinal.

Porém, nesse ano, o plano dá errado: O voo do casal é cancelado devido ao mau tempo e, para piorar, eles aparecem ao vivo na televisão a rede nacional e assim suas famílias descobrem seu plano de viajar. Sem escapatória, porque as desculpas foram descobertas, eles vão pela primeira vez visitar as quatro casas, já que seus pais são divorciados. E tudo no mesmo dia de Natal.

E é nessa hora, que o caos e alguns momentos engraçados começam entre as famílias. Primeiro eles vão à casa do pai de Brad. E chegando lá, o casal enfrenta um ambiente rude e competivio, onde o irmão e sobrinhos de Brad transformam tudo em uma disputa física hilária.

Há umas duas cenas por aqui que acho divertida. Que é a parte da antena. Eles vão tentar colocar a antena nova que Brad deu ao pai e no final dá tudo errado. E claro, o caos se instala no momento.

Na casa da mãe da Kate é uma outra situação igualmente desconfortável e para mim é até um pouco pior que na casa do pai do Brad. Aqui tem parentes indiscretos que ficam julgando o casal. Fora que a mãe de Kate fica mostrando fotos da Kate nova, adolescente e relembrando a época que Kate sofria Bullying na escola.

Na casa da mãe de Brad, o clima se torna bizarro quando ele descobre que a sua própria mãe está namorando o seu melhor amigo que ele conhece desde infância. E há uma cena que eles começam a jogar (jogos tipo monopólio) e isso não dá nada certo.

E na casa do pai de Kate. Na casa do pai, memórias doloridas da infância dela vêm à tona novamente. E isso a fez questionar seus próprios medos sobre compromisso, maternidade e futuro.

Entre brigas, confissões, mal-entendidos e revelações inesperadas, cada visita expõe vulnerabilidades do casal que começa a perceber que eles fugiam do convívio familiar para evitar encarar as suas próprias inseguranças.

Outra cena constrangedora para o casal foi imitar o nascimento de Jesus como se fossem os pais do menino. Eles ficaram bem desconfortáveis, já que ambos fugiam a tradições. Foi uma cena divertida. Reese tem uma veia cômica bacana. Vince Vaughn também.

Com humor ácido o filme mostra a jornada de Kate e Brad para entender o que realmente significa construir uma vida juntos. E como é difícil lidar com as famílias, aceitar o passado e redefinir seus planos para o futuro.

E o que vocês acharam do filme? Quem quiser comentar abaixo, fique a vontade. Um beijo e até a próxima matéria.

Loading

Compartilhe nosso artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *