Análise “Feitiço do Tempo (1993)

Critica de Filmes Humor

Um clássico da comédia dos anos 90 onde Bill Murray sempre volta no mesmo dia.

Phil ( Bill Murray) é um repórter do tempo que vai trabalhar no dia da Marmota, ele é arrogante, está na cidade de Punxsutawney na Pensilvânia, escalado para cobrir o dia da Marmota no dia 2 de Fevereiro, ele está em uma cidade onde ele não queria estar, então quando ele vai dormir no hotel, acontece algo estranho, Phil acorda com radio relógio ouvindo a música do dia anterior, I Got You Babe de Sonny & Cher, e ainda ouve o o locutor falando do dia da Marmota, lógico que ele não entende, então ele sai na rua, encontra as mesmas pessoas e atitudes acontecendo, e no dia seguinte o mesmo, então ele descobre que está preso nesse feitiço temporal que vai repetir sempre o mesmo dia.

Aos poucos Phil vai tentando conquistar a colega de trabalho Rita (Andie McDowell) por quem está apaixonado, e esse loop temporal vai ajudar ele a conhecer melhor Rita e também se dar bem no dia, pois vai aprendendo o que as pessoas gostam, enquanto ele se lembra tudo, as outras pessoas não sabem que estão no loop junto com Phil.

Como de normal vai tendo dias que ele não quer reviver, mas ele descobre que nada adianta, se ele comete suicido, ele volta novamente, então ele vai ter que aprender o quanto pode, inclusive isso ensinará ele a ser uma pessoa melhor e ajudar os outros.

O filme é uma comédia extraordinária, uma grande lição de vida, super divertido, é de se pensar, se eu tivesse no lugar do Phil, o que eu faria? o que eu aprenderia? Filme delicioso de se assistir, uma grande Obra-prima dirigida por Harold Ramis, além de uma história sensacional, do bom humor, é um filme de comédia pra refletir.

Vencedor do Bafta de melhor roteiro original em 1994.

No elenco também tem o próprio Harold Ramis que também é diretor do filme, Chris Elliott, Brian Doyle-Murray, Stephen Tobolowsky, Marita Geraghty, Michael Shannon, Angela Paton, Willie Garson, Rick Overton, Chet Dubowski, Carol Bivins, Robin Duke, Sandy Maschmeyer, David Pasquesi, Ken Hudson Campbell.

Loading

Compartilhe nosso artigo

7 thoughts on “Análise “Feitiço do Tempo (1993)

  1. Um clássico deveras referenciado.. Até mesmo em outros gêneros, como no divertido terror ” A Morte lhe dá Parabéns”. E eu também lhe dou parabéns André

  2. Adorei ler sua crítica. Amo esse filme. É tão engraçado ver o Phill todo dia aprendendo a como lidar com a Rita e conseguindo conquistá-la aos poucos. Confesso que fiquei torcendo por eles desde o começo. Grande clássico dos anos 90. Parabéns, André. Me bateu até um saudosismo por aqui.

  3. Otimo filme, foi a última parceria de Bill Murray e Harold Ramis. Ambos brigaram durante a produção do filme, mas não afetou o processo criativo do filme. Tanto que um novo ” Caças Fantasmas ” só saiu após a morte de Ramis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *