O curta-metragem é a primeira adaptação do Frankenstein no cinema.
Nessa obra que é a primeira adaptação do livro de Mary Shelley na sétima arte, Frankenstein (Augustus Phillips) é um estudante de ciências que tem a ambição em criar um ser humano perfeito, ele consegue criar mas não sai do jeito que ele quer, ele cria o monstro (Charles Ogle), e Frankenstein não gosta do que fez, a criatura deformada.
Porém Frankenstein se casa com Elizabeth (Mary Fuller) mas o monstro vai visitar ele bem nesse momento, o que vai ser uma dor de cabeça enorme para o criador Frankenstein.
O filme usa metáfora, e é bem diferente do que já foi criado do Frankenstein nesses vários filmes ao longo da história do cinema, o final tem uma mensagem subliminar bem interessante, curta metragem de 13 minutos, com efeitos especiais bem simples pela época que foi feito, muitos feitos com própria iluminação, foi usado sépia para colorir imagens, e vale se destacar que foi produzido pela Edison Studios, empresa cinematográfica do Thomas Edison, inventor da lâmpada.
O filme consegue fazer bem o seu objetivo com poucos recursos que tinha na época, o cinema mudo, que muitas vezes usavam sons instrumentais nas salas de cinema para sintetizar emoções.
Nessa produção de 116 anos atrás, filmada em apenas 3 dias é super importante pra entendemos o inicio da história do cinema, como eram feitos os primeiros filmes.
Dirigido por J. Searle Dawley, esse filme é um marco importante histórico tanto no cinema, tanto no gênero terror.
![]()


Nao sabia dessa versão
Obrigada pela dica, eu não sabia desse filme…
Parabéns pela análise do filme
Filmaço
A direção de arte é extremamente rigorosa, belissima de uma qualidade ímpar.